Metalinguagem no Museu Afro Brasil

Pontes entre curadoria e o fazer artístico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47284/2359-2419.2020.29.173190

Mots-clés :

Museu Afro Brasil, Curadoria, Emanoel Araújo, Metalinguagem, Expografia

Résumé

Proponho que a exposição do acervo do Museu Afro Brasil (SP) possui características muito representativas da interseção entre os ofícios de criação e curadoria de arte e sobre o trato da memória institucional, através de práticas pouco convencionais de exercício da expografia. À vista disso, busco refletir sobre uma interpenetração entre curadoria, fazer artístico e expografia, e trazer aportes das análises sobre curadoria, criação artística e arranjos metalinguísticos no museu estudado. Apresento a exposição como memorial institucional – com base em conversas e entrevistas com colaboradores, do “diálogo ausente” com o curador-diretor-artista e da análise de material bibliográfico e obras do acervo – por compreender a exposição como um imaginário composto por montagens de imagens criadas por Emanoel Araújo. Para comunicar a singularidade da exposição, trago uma perspectiva dos objetos em exibição possibilitada pelos registros de campo e as análises a partir dele, em diálogo com teóricos das artes e humanidades sobre práticas curatoriais, polissemia da imagem e o papel da cenografia. Discuto o fazer artístico da curadoria e o ofício de curador-artista calcado na figura de Emanoel Araújo, que toma como base A Mão Afro-Brasileira. Por fim, tenciono a relação texto-imagempúblico, ao passo que, apesar de não haver consenso sobre as possibilidades criativas do fazer curatorial, afirmo que Emanoel Araújo e equipe ultrapassam o usual esperado desta prática, posto que os limites sobre a topografia dos objetos dispostos e os recursos sensoriais da cenografia são extrapolados.

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Biographie de l'auteur

Carla Brito Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC – Brasil.

Professora Substituta na Coordenadoria Especial de Museologia, unidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS UFSC e Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Catálogo:

O Museu Afro Brasil. São Paulo: Banco Safra, 2010.

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Publiée

12/03/2021