Revolução informacional, novas tecnologias e consumo imediatista

Auteurs

  • Raimundo Nonato de Araujo Soares Neto Mestrando em Sociologia. UFG – Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Ciências Sociais – Pós-graduação em Sociologia. Goiânia – GO – Brasil.

Mots-clés :

Produção, Consumo, Tecnologias, Informática,

Résumé

O presente artigo faz uma discussão sobre o surgimento de comportamentos e tendências de consumo muito peculiares concomitantemente a um acelerado desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação. Destacamos como a inclinação à personalização dos produtos e dos serviços, desenvolveu-se em um momento econômico de proeminência da inovação da produção em virtude do contínuo desenvolvimento das tecnologias e da microeletrônica de base informática que surgiram com a chamada revolução tecnológica e informacional e que ainda se encontra em pleno avanço. Apresentamos ainda os principais fundamentos de Lipovetsky em relação às novas configurações da sociedade atual, sua opinião à respeito do avanço tecnológico na configuração desse cenário; e como este autor destaca as reações e modos de vida dos indivíduos, ou como ele mesmo chama: hiperindivíduos, ante as teias do consumo.

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