Vamos juntos para…: WebQuests como temática para a mediação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.11177

Palavras-chave:

WebQuest, Língua estrangeira, Alemão como língua estrangeira, Projetos temáticos, Landeskunde

Resumo

Pesquisas neurocientíficas têm demonstrado que quanto mais sentidos são envolvidos no processo de aprendizagem, maiores são as chances das informações serem armazenadas no cérebro. Neste contexto, a internet e as novas tecnologias da informação (TIC) podem ser meios ideais na ativação de diversos sentidos e ajudar no processo de aprendizagem. Nos últimos anos, presenciamos que as TICs passaram a desempenhar um papel relevante no ensino de línguas estrangeiras, sendo utilizadas pelos professores, p. ex., para a aquisição e desenvolvimento de material de ensino, e pelos alunos para aprender mais sobre o país, pessoas e cultura da língua-alvo. Neste artigo demonstro a utilização da internet, mais especificamente o trabalho com WebQuests, e como familiarizo aprendizes iniciantes brasileiros do alemão com a cidade de Berlim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogéria Costa Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutora pelo Programa da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestre pelo mesmo programa. Especialista em aquisição e ensino de línguas estrangeiras. Docente da Casa de Cultura Alemã da UFC. Diversas experiências acadêmicas em universidades alemãs.

Referências

ALTMAYER, C. Von der Landeskunde zur Kulturwissenschaft – Innovation oder Modetrend?. Germanistische Mitteilungen, v. 65, p. 7-21, 2007.

CONSELHO EUROPEU. Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Edições ASA, 2001. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf. Acesso em: 25 fev. 2018.

DALLAPIAZZA, R.-M.; JAN, V. E.; SCHÖNHERR, T. Tangram aktuell 1. Kursbuch und Arbeitsbuch, Lektion 7 – 8. Ismaning: Hueber. 2004.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

DODGE, B. Building Blocks of a WebQuest. 1996. Disponível em: https://www.internet4classrooms.com/buildingblocks.htm. Acesso em: 25 fev. 2018.

DODGE, B. WebQuests: A technique for Internet-based learning. Distance Educator, v. 1, n. 2, p. 10–13.

DONATH, R. E.; KLEMM, U. Sprachhandlungskompetenzen entwickeln in multimedialen Lern- und Lebenswelten. In: BACH, J.; TIMM, J.-P. (org.): Englischunterricht: grundlagen und methoden einer handlungsorientierten unterrichtspraxis. Stuttgart: A. Francke/UTB, p. 121-149, 2009.

GOUVEA, S. A. S.; MALTEMPI, M. V. Utilização de WebQuest em um Ambiente de Aprendizagem Construcionista. In: IV Conferencia Argentina de Educación Matemática (CAREM), Buenos Aires, Argentina, 07 a 09 de outubro 2004.

MARTÍNEZ FRAILE, C. Landeskundliche Netzangebote für DaF-Lerner. Ein aktives Modell aus methodisch-didaktischer Sicht. Revista Nebrija de Lingüística Aplicad, v. 13, 2013.

MOSER, H. Abenteuer Internet. Lernen mit WebQuests, Zürich: Pestalozzianum, 2000.

PELLIZZARO, I. TI + Neurociência: games são a porta de distribuição para novos conteúdos. 2014. Disponível em: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/ cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36763&sid=127#.VjEtCiv0-pQ. Acesso em: 25 fev. 2018.

PINHEIRO, T. de F.; ALVES FILHO, J. de A. O projeto temático como atividade de estágio na prática de ensino de física. Manuscrito s/d. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_oprojetotematicocomoativ.trabalho.pdf. Acesso em: 25 fev. 2018.

PROJEKT. DSD-Wiki. Disponível em: http://wikis.zum.de/dsd/Projekt#Was_ist ein Projekt.3F. Acesso em: 25 fev. 2018.

STANICH, K.; MEIRELES, S. Processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira e aprendizagem de falantes não-nativos de alemão. Pandaemonium germanicum, São Paulo , n. 14, p. 179-205, 2009.

STRASSER, T. Die Moodle-Cyberschool im Fremdsprachenunterricht - Blended Learning als didaktisch-innovativer Ansatz im Italienischunterricht oder pädagogische Eintagsfliege?. Tese (Doutorado). Universität Wien, Viena, 2010.

TAVARES, L. L. Projetos culturais em sala de aula de alemão como língua estrangeira. In: DILL, C. J; DIETRICH, G.; KAUFMANN, G.; ALT, L.; SILVA, R. F.; THEIS, W. (orgs.). Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses und I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo. 2006.

ZEUNER, U. Landeskunde und interkulturelles Lernen. Eine Einführung. Ergänzte Version. 2009. Disponível em: https://tu-dresden.de/gsw/slk/germanistik/daf/ressourcen/dateien/dateien/materialien_zeuner/zeuner_reader_landeskunde.pdf?lang=en. Acesso em: 25 fev. 2018.

Downloads

Publicado

17/01/2018

Como Citar

PEREIRA, R. C. Vamos juntos para…: WebQuests como temática para a mediação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 114–132, 2018. DOI: 10.29051/rel.v4.n1.2018.11177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11177. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos