Vamos juntos para…: WebQuests como temática para a mediação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)

Rogéria Costa Pereira

Resumo


Pesquisas neurocientíficas têm demonstrado que quanto mais sentidos são envolvidos no processo de aprendizagem, maiores são as chances das informações serem armazenadas no cérebro. Neste contexto, a internet e as novas tecnologias da informação (TIC) podem ser meios ideais na ativação de diversos sentidos e ajudar no processo de aprendizagem. Nos últimos anos, presenciamos que as TICs passaram a desempenhar um papel relevante no ensino de línguas estrangeiras, sendo utilizadas pelos professores, p. ex., para a aquisição e desenvolvimento de material de ensino, e pelos alunos para aprender mais sobre o país, pessoas e cultura da língua-alvo. Neste artigo demonstro a utilização da internet, mais especificamente o trabalho com WebQuests, e como familiarizo aprendizes iniciantes brasileiros do alemão com a cidade de Berlim.


Palavras-chave


WebQuest; Língua estrangeira; Alemão como língua estrangeira; Projetos temáticos; Landeskunde

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DOI: https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.11177



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