Vamos juntos para…: WebQuests como temática para a mediação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v4.n1.2018.11177

Palavras-chave:

WebQuest, Língua estrangeira, Alemão como língua estrangeira, Projetos temáticos, Landeskunde

Resumo

Pesquisas neurocientíficas têm demonstrado que quanto mais sentidos são envolvidos no processo de aprendizagem, maiores são as chances das informações serem armazenadas no cérebro. Neste contexto, a internet e as novas tecnologias da informação (TIC) podem ser meios ideais na ativação de diversos sentidos e ajudar no processo de aprendizagem. Nos últimos anos, presenciamos que as TICs passaram a desempenhar um papel relevante no ensino de línguas estrangeiras, sendo utilizadas pelos professores, p. ex., para a aquisição e desenvolvimento de material de ensino, e pelos alunos para aprender mais sobre o país, pessoas e cultura da língua-alvo. Neste artigo demonstro a utilização da internet, mais especificamente o trabalho com WebQuests, e como familiarizo aprendizes iniciantes brasileiros do alemão com a cidade de Berlim.

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Biografia do Autor

Rogéria Costa Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutora pelo Programa da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestre pelo mesmo programa. Especialista em aquisição e ensino de línguas estrangeiras. Docente da Casa de Cultura Alemã da UFC. Diversas experiências acadêmicas em universidades alemãs.

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Publicado

17/01/2018

Como Citar

PEREIRA, R. C. Vamos juntos para…: WebQuests como temática para a mediação cultural no ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 1, p. 114–132, 2018. DOI: 10.29051/rel.v4.n1.2018.11177. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/11177. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos