Interferência linguística do inglês em estudantes de espanhol. O caso de estudantes universitários na Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v5iesp.1.12988

Palavras-chave:

Interferência linguística, Sinofalantes, E/LE, Análise de error.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a interferencia lingüística entre estudantes chineses de inglês e de espanhol. Em especial se investiga a influencia que pode ter exercido o inglês como L2, no espanhol como L3. Para realizar esta investigação, se utiliza uma amostragem formada por um grupo de estudantes de E/LE chineses que está realizando um ano pré-universitário na Espanha e se comparam suas produções com um grupo de estudantes universitarios americanos que também estuda espanhol (neste caso, como L2), que estudaram um semestre neste mesmo país. Comparam-se os erros de ambos grupos para extrair dados que permitem conhecer quais as influências do inglês e o grau das influências desta língua no aprendizado de E/LE por estudantes sinofalantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carles Navarro-Carrascosa, Universitat de València (UV), Valencia

Profesor del departamento de Filología Española.

Referências

ALONSO GARCÍA, Nuria. Descripción de los errores detectados en la interpretación de los equivalentes españoles de la forma inglesa -ING. RESLA, v. 16, p. 7-21, 2003.

CASAS, Helena; ROVIRA, Sara; SUÁREZ, Anne-Hélène. Lengua china para traductores. v. 1 y 2. Bellaterra: Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona. 2015.

CORTÉS MORENO, Maximiano. Dificultades lingüísticas de los estudiantes chinos en el aprendizaje del ELE. Carabela, 52. p. 77-98, 2002. Madrid: SGEL. Disponível em: http://203.68.184.6:8080/dspace/handle/987654321/760.

CORTÉS MORENO, Maximiano. Chino y español: un análisis contrastivo. Em: SÁNCHEZ GRUÑÁN, Alberto; MELO, Mónica (Coord.). Qué saber para enseñar a estudiantes chinos. Buenos Aires (Argentina): Voces del Sur, p. 173-200, 2009.

CORTÉS MORENO, Maximiano. Dificultades lingüísticas del español para los estudiantes sinohablantes y búsqueda de soluciones motivadoras. La enseñanza del español para sinohablantes en contextos, n. 10, p. 173-208, 2014.

PO-CHING, Yip; RIMMINGTON. Gramática de la lengua china. Madrid: Cátedra, 2015.

ROVIRA ESTEVA, Sara. Lengua y escrituras chinas. Barcelona: Bellaterra, 2017.

SANTOS GARGALLO, Isabel. Lingüística aplicada a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 1999.

SELINKER, Larry. Interlanguage. IRAL, 10, p. 209-231, 1972.

XUN, Liu. El nuevo libro del chino práctico. Beijing: Beijing Language and Culture University Press, 2008.

Publicado

01/10/2019

Como Citar

NAVARRO-CARRASCOSA, C. Interferência linguística do inglês em estudantes de espanhol. O caso de estudantes universitários na Espanha. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 5, n. esp.1, p. 328–343, 2019. DOI: 10.29051/el.v5iesp.1.12988. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/12988. Acesso em: 19 abr. 2024.