Uso de tecnologias de informação na formação de competência comunicativa de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14890

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Videoconferência, Educação a distância, Ambiente educacional interativo, Cooperação interativa, Competência comunicativa, Línguas estrangeiras

Resumo

Este artigo se dedica aos aspectos didáticos e metodológicos do uso das tecnologias da informação para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira e avalia o grau de sua formação entre os alunos. O objetivo do estudo foi determinar as condições didáticas para a utilização da modalidade de videoconferência como uma das ferramentas metodológicas para melhorar a eficácia do ensino de línguas estrangeiras em uma universidade, organizado em tempo integral e a distância. O principal método de pesquisa empírica foi o treinamento experimental, cuja avaliação dos resultados foi realizada com base em critérios especialmente desenvolvidos. O estudo mostrou que o alto potencial didático desse tipo de tecnologia da informação moderna, como a videoconferência com falantes nativos de uma língua estrangeira, pode ser realizado com um suporte metodológico competente, incluindo planejamento preliminar, preparação e estudo aprofundado de todos os aspectos e etapas a lição. Ao mesmo tempo, é necessária uma atividade de direção e coordenação de um professor que atue como moderador das atividades pedagógicas da aula. A avaliação das habilidades de fala dos alunos deve ser conduzida de acordo com critérios claros. Sujeito às condições didáticas identificadas, o processo educacional é enriquecido com novas formas organizacionais, a independência cognitiva dos alunos está se desenvolvendo, o interesse cognitivo é estimulado e a motivação positiva para aprender uma língua estrangeira é aumentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Оksana Vladimirovna Shemshurenko, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Philological Sciences.

Gulnara Ilsurovna Nazarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogical Sciences.

Liliya Rafhatovna Nizamieva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Department of Theory and Practice of Teaching Foreign Languages, Institute of Philology and Intercultural Communication. Candidate of Pedagogical Sciences.

Elena Rafaelevna Porshneva, Nizhny Novgorod State Linguistic University (LUNN), Nizhny Novgorod

Professor of the Department of Theory and Practice of the French Language and Translation, Faculty of Translation and Interpretation. Doctor of Pedagogical Sciences.

Referências

ABDULLINA, L. R. et al. The information educational technologies in the development of students' cognitive self-study and practical autonomy. Ad Alta-Journal of Interdisciplinary Research, v. 7, n. 2, р. 81-83, 2017.

DEJEAN, C.; MANGENOT, F.; SOUBRIE, T. Apprentissages formels et informels, autonomie et guidage. Actes du colloque EPAL 2011, Université Stendhal, p. 9-15, 2011.

FAHRUTDINOVA, R. A.; FAHRUTDINOV, R. R.; YUSUPOV, R. N. The Model of forming communicative competence of students in the process of teaching the English language. International Journal of Environmental & Science Education, v.11, n. 6, p. 1285-1294, 2016.

KHASANOVA, O.; SHEMSHURENKO, O.; KARIMOVA, A. Skype technology in developing speaking skills in teaching ESL. 2016.

LI, C.; IRBY, B. An overview of online education: Attractiveness, benefits, challenges, concerns and recommendations. College Student Journal, v. 49, n. 2, p. 449-458, 2008.

MAMAEVA, A. D.; VASSILIEVA, V. N.; GALEEVA, G. I. The Experimental Research of Techno-R Technology in Teaching the Aspect of speaking a Foreign Language as a type of Vocal Activity. Revista Publicando, v. 4, n. 13, p. 517-525, 2018.

MARTIN, J. Developing course material for online adult instruction. Journal of Online Learning, v.5, n. 2, p. 364-371, 2009.

NAZAROVA, G. I. et al. Designing The Technologies of Teaching Written Business Communication in the French Language For Universities. Revista TURISMO: Estudos e Práticas, v. 2, 2019.

SHARIPOVA, D. Y. et al. Improving the quality of professional training of students in the distance learning. Man in India, v. 97, n.3, p. 401-416, 2017.

VARLAMOVA, M. Y.; BOCHINA, T. G.; MIFTAKHOVA, A. N. Interactivity in teaching a foreign language. J. Lang. Lit, v. 7, n. 3, p. 190-194, 2016.

VASSILIEVA, V. N.; KUZMINA, E. K. Capabilities of Techno-R Technology in The Improvement if Education Quality in The Field of Teaching Foreign Languages. Modern Journal of Language Teaching Methods, v. 8, n. 11, p. 259-264, 2018.

Publicado

28/02/2021

Como Citar

Shemshurenko О. V.; NAZAROVA, G. I.; NIZAMIEVA, L. R.; PORSHNEVA, E. R. Uso de tecnologias de informação na formação de competência comunicativa de língua estrangeira. Revista EntreLínguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 213–222, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14890. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14890. Acesso em: 12 abr. 2021.