Uso de tecnologias de informação na formação de competência comunicativa de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14890Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Videoconferência, Educação a distância, Ambiente educacional interativo, Cooperação interativa, Competência comunicativa, Línguas estrangeirasResumo
Este artigo se dedica aos aspectos didáticos e metodológicos do uso das tecnologias da informação para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira e avalia o grau de sua formação entre os alunos. O objetivo do estudo foi determinar as condições didáticas para a utilização da modalidade de videoconferência como uma das ferramentas metodológicas para melhorar a eficácia do ensino de línguas estrangeiras em uma universidade, organizado em tempo integral e a distância. O principal método de pesquisa empírica foi o treinamento experimental, cuja avaliação dos resultados foi realizada com base em critérios especialmente desenvolvidos. O estudo mostrou que o alto potencial didático desse tipo de tecnologia da informação moderna, como a videoconferência com falantes nativos de uma língua estrangeira, pode ser realizado com um suporte metodológico competente, incluindo planejamento preliminar, preparação e estudo aprofundado de todos os aspectos e etapas a lição. Ao mesmo tempo, é necessária uma atividade de direção e coordenação de um professor que atue como moderador das atividades pedagógicas da aula. A avaliação das habilidades de fala dos alunos deve ser conduzida de acordo com critérios claros. Sujeito às condições didáticas identificadas, o processo educacional é enriquecido com novas formas organizacionais, a independência cognitiva dos alunos está se desenvolvendo, o interesse cognitivo é estimulado e a motivação positiva para aprender uma língua estrangeira é aumentada.
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