(Auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa de orientação decolonial por meio da análise dialógica de memes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15160

Palavras-chave:

Ensino remoto, Língua Inglesa, Memes, Verbo-visualidade, Escola pública

Resumo

À luz da perspectiva dialógica da linguagem, este artigo apresenta uma (auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa por meio da análise de memes. Discute-se a experiência de promover o diálogo sobre a pandemia e a democratização do acesso à internet com jovens e adultos do ensino médio de uma escola pública federal. A análise de memes demonstra que a sua linguagem verbal responde criativamente a imagens de cenas de uma novela brasileira e de um filme hollywoodiano, denunciando a falta de democratização do acesso à internet por meio do humor e da ironia. Conclui-se que a leitura de memes, na aula de língua inglesa para jovens e adultos, pode promover a reflexão sobre os recursos expressivos que constituem esses textos e demandar dos estudantes respostas aos discursos sobre o acesso à internet no Brasil.

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Biografia do Autor

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró/Natal – RN – Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Doutor em Linguística (UFC).

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

LIMA, S. de C. . (Auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa de orientação decolonial por meio da análise dialógica de memes. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15160. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos