A criança bi e multilíngue – ultrapassando mitos e obstáculos

Uma breve síntese sobre o bilinguismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8i00.15250

Palavras-chave:

Bilinguismo, Desenvolvimento Cognitivo, Comportamento Bilíngue, Emoção, Identidade

Resumo

O presente estudo representa uma revisão de literatura sobre a área do bilinguismo, no qual se pretende evidenciar algumas caraterísticas naturais de falantes bilíngues ou multilíngues. Tem como objetivo também, descrever este importante fenômeno que, muitas vezes, está envolto por mitos, incertezas e equívocos tanto do lado dos pais, como de alguns profissionais da saúde e professores. Seguindo a cronologia da evolução dos estudos sobre o bilinguismo e comportamento, descrevem-se ainda desenvolvimento cognitivo bilíngue, e suas possíveis vantagens e desvantagens. Aborda também as conexões existentes entre o bilinguismo e a emoção tanto no escopo linguístico-social como psicológico. São apresentados resultados iniciais no âmbito do bi-multilinguismo em crianças focando-nos em aspectos como o sentimento de pertença a um grupo social, language-choice, e também receios e incertezas dos pais quanto à educação bilíngue.

 

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Biografia do Autor

Miriam Akioma, Universidade de Macau (UM), Taipa – Macau

Doutoranda e pesquisadora assistente em Neurociências no Centro de Ciências Cognitivas e Cerebrais da Faculdade de Ciências da Saúde. Mestre em Linguística Aplicada pela Faculdade de Artes e Humanidades.

Ana Margarida Belém Nunes, Universidade de Macau (UM), Taipa – Macau

Professora Associada do Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades. Doutora em Linguística Clínica pela Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

AKIOMA, M.; BELÉM NUNES, A. M. . A criança bi e multilíngue – ultrapassando mitos e obstáculos: Uma breve síntese sobre o bilinguismo. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. 00, p. e022043, 2022. DOI: 10.29051/el.v8i00.15250. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15250. Acesso em: 4 out. 2022.