Análise de necessidades para o desenvolvimento de um currículo de língua portuguesa: perfilando a comunidade acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15440

Palavras-chave:

Português para estrangeiros, Ensino, Pesquisa, Extensão, Formação de professores

Resumo

Este artigo se dedica a uma parte crucial do desenvolvimento de currículos para cursos on-line de Português brasileiro para estudantes internacionais: a análise de necessidades. Este estudo se concretiza a partir de um quadro teórico sobre currículos para cursos de línguas, ensino de pragmática e o impacto de uma análise de necessidades sólida para o currículo. Os resultados sugerem que, apesar da complexidade em escolher questões e em verificar os padrões nas respostas obtidas, uma análise de necessidades é uma ferramenta valiosa para o perfilamento da comunidade acadêmica e para a identificação de lacunas e desejos envolvidos no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Aline Jéssica Antunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – Linguística.

Cristina Becker Lopes Perna, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS – Brasil

Professora Titular da Escola de Humanidades. 

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

ANTUNES, A. J.; PERNA, C. B. L. Análise de necessidades para o desenvolvimento de um currículo de língua portuguesa: perfilando a comunidade acadêmica. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021149, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15440. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15440. Acesso em: 21 nov. 2024.