Características da organização do processo educacional em aulas de língua estrangeira com alunos de especialidades não linguísticas ao mudar para aprendizagem a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.4.15612

Palavras-chave:

Língua estrangeira em universidade não lingüística, Ensino à distância, Tecnologias de informação e comunicação (ict), Sistema de gestão de aprendizagem, Ambiente virtual de aprendizagem, Videoconferência

Resumo

Este artigo discute a problemática do trabalho com alunos de especialidades não linguísticas em aulas de língua estrangeira na transição para o ensino a distância. As tarefas foram definidas para avaliar as vantagens e desvantagens do ensino a distância. Dentre os aspectos que influenciam positivamente o ensino de língua estrangeira na modalidade a distância, destacam-se: ativação da cooperação dos professores para a melhoria do processo educativo; contato mais próximo entre professores e alunos; ativação do trabalho independente dos alunos; domínio pelos professores das competências de trabalho no sistema de gestão da aprendizagem (Moodle / lms.mai.ru) e do formato de videoconferência, etc. Conclui-se que o formato a distância permite melhorar o processo de aprendizagem. Futuramente, é aconselhável utilizar os elementos do formato a distância em combinação com o tradicional para otimizar o ensino de uma língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKHMETZHANOVA, G. V.; ABIEVA, D. R. Osobennosti deyatelnosti pedagoga v usloviyax distancionnogo obucheniya. ANI: pedagogika i psixologiya, v. 3, n. 28, 2019.

ARTYUSHINA, G. G.; ZHURBENKO, N. L.; SHEYPAK, O. A. Different Aspects Of Quality Of Professionally Oriented Foreign Language Teaching. Revista Inclusiones, v. 8, n. 1/Enero – Marzo, p. 54-66, 2021.

BEKETOVA, E.; LEONTYEVA, I.; ZUBANOVA, S.; GRYAZNUKHIN, A.; MOVCHUN, V. Creating an optimal environment for distance learning in higher education: discovering leadership issues. Palgrave Communications, v. 6, n. 66, 2020. DOI: 10.1057/s41599-020-0456-x

BORISOVA, L. V. Specifika pedagogicheskoj deyatelnosti v sisteme distancionnogo obucheniya: soderzhatelnyj aspekt. Vektor nauki TGU, v. 1, n. 8, p. 68-70, 2012.

CHERDAKLI, U. S. Osobennosti truda pedagogicheskix rabotnikov v sisteme distancionnogo obucheniya v period pandemii COVID-19. Mir nauki, kultury, obrazovaniya, v. 3, n. 82, p. 278-280, 2020.

CHUKSINA, O. V. Integration of authentic language environment and teaching English for Specific purposes in google classroom. Revista Inclusiones, v. 8, n. Especial/Enero – Marzo, p. 39-48, 2021.

DYAKONOV, B. P.; IGOSHEV, B. M. Novye professionalnye roli pedagoga v sovremennoj informacionno-obrazovatelnoj srede. Vestnik Chelyabinskogo gosudarstvennogo pedagogicheskogo universiteta, n. 5, p. 59-69, 2014.

KUZMINA, M. V. Resursy pedagogicheskogo soobshhestva v globalnom informacionnom prostranstve. In: Sbornik materialov pervoj Vserossijskoj nauchno-prakticheskoj konferencii. Kirov: IRO Kirovskoj oblasti, 2014.

LIU, Z. Y.; SPITSYNA, N.; ZUBANOVA, S.; VEKILOVA, A. Using Internet resources for remote language learning. International journal of emerging technologies in learning, v. 15, n. 13, p. 22-33, 2020. DOI: 10.3991/ijet.v15i13.14653.22-33.

NARCISSOVA, S. YU.; MAKLAKOV, V. V. Vysshee obrazovanie: pedagogika vysshej shkoly v informacionnom obshhestve. Moscow, 2019.

NIKITINA, S. V.; PIGOREVA, O. V.; BOLDYREVA, T. P. Informacionno-kommunikacionnye texnologii v elektronnom obrazovatelnom prostranstve agrarnogo vuza: vyzovy distancionnogo vuza: vyzovy distancionnogo obucheniya. Sovremennye problemy nauki i obrazovaniya, n. 4, 2020.

PONYAEVA, Т. А. Innovations in pedagogical activity of higher schools. Revista Inclusiones, v. 8, n. Especial/Enero – Marzo, p. 97-105, 2021.

SAJGUSHKINA, S. V.; BAKACH, E. V.; SHUTKO, YU. B. Effektivnye praktiki sovershenstvovaniya informacionno-kommunikativnoj kompetentnosti pedagoga. Nauchno-metodicheskoe obespechenie ocenki kachestva obrazovaniya, v. 1, n. 2, p. 118-122, 2017.

UKHOV, P. A.; RYAPUKHIN, A. V.; BIRIUKOVA, N. A.; DMITROCHENKO, B. A. Problems of distance learning in the LMS Moodle environment through the eyes of students of Moscow Aviation Institute during quarantine (self-isolation). Revista Inclusiones, v. 7, n. 3, p. 412-426, 2020.

ZAKHAROVA, E. N. Iz opyta provedeniya angloyazychnoj konferencii na platforme MOODLE, in: V sbornike: Yazykovye i kulturnye kontakty: lingvisticheskij i lingvodidakticheskij aspekty. Materialy 5 mezhdunarodnoj nauchno-prakticheskoj konferencii, p. 131-134, 2020.

ZHELTUKHINA, M. R.; BONDAREVA, N. V.; ZELENSKAYA, L. L.; ANIKEEVA, I. G.; MALYGINA, L. E.; CHISTYAKOV, A. V. Media Promotion Role of Economic Vocabulary: Specific Features and Functions in Presentation and Advertisement. Online Journal of Communication and Media Technologies, v. 9, n. 2, 2019. DOI: ttps://doi.org/10.29333/ojcmt/5733

ZUBANOVA, S.; BODROVA, T.; KRUCHKOVICH, S. Testing: Methodology and Quality Indicators. Inicio, v. 8, n. 2, 2020.

Publicado

10/11/2021

Como Citar

KOROTAEVA, I. E.; KAPUSTINA, D. M. Características da organização do processo educacional em aulas de língua estrangeira com alunos de especialidades não linguísticas ao mudar para aprendizagem a distância. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.4, p. e021075, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.4.15612. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15612. Acesso em: 15 ago. 2022.