Conceitos de discurso profissional como processo de comunicação entre cientistas em socialização profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15701

Palavras-chave:

Discurso, Modelo, Linguagem, Profissão, Função da linguagem, Abordagem

Resumo

Os conceitos "discurso" surgiram em conexão com a expansão das pesquisas linguísticas fora dos limites de oferta - para a esfera da sintaxe da superfrase. Portanto, o discurso do ponto de vista linguístico é o conjunto constituído por uma cadeia lógica de ofertas que estão em comunicação semântica. Este artigo é dedicado a uma questão de estudo de um discurso profissional. No artigo o conceito "discurso profissional" entre conceitos adjacentes é descrito e definido. Neste artigo estuda-se o discurso profissional entendido como comunicação de especialistas entre si ou com aqueles que os dirigem para consulta ou ajuda profissional. A comunicação profissional se opõe à não profissional. O discurso desempenha um papel importante na socialização profissional, que é o processo por meio do qual as pessoas adquirem os conhecimentos especializados, as habilidades, as relações, as normas e os interesses necessários para a efetiva execução dos papéis profissionais. O discurso profissional é a linguagem criada por profissionais com formação especial para realizar operações em ambiente de trabalho. Alguns cientistas consideram que se trata apenas da comunicação entre o escritor e o leitor, ambos profissionais. Outros afirmam que, pelo menos, um dos participantes deve ser profissional. Por exemplo, alguns cientistas afirmam que uma das características definidoras de um discurso profissional é a importância do status em que a pessoa desempenha um papel profissional e, portanto, superior ao do não profissional, razão pela qual o discurso profissional geralmente ocorre estar em estabelecimento. Portanto, mais adiante em nosso trabalho, tentaremos considerar as questões de um discurso profissional com mais detalhes. Nos trabalhos de artigo dos cientistas russos e estrangeiros que se envolvem em estudar deste problema serão considerados e analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinara Radikovna Kochemasova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Аssociate Professor of the Department of Foreign Languages.

Timur Ravilevich Usmanov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages.

Olga Alexandrovna Danilova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Senior Lecturer of the Department of Foreign Languages.

Referências

ARUTYUNOVA, N. D. Discourse: linguistic encyclopedic dictionary. Moscow, 1990.

BAKLASHOVA, T. A; ABDULLINA, L. R. Text approach methodology in translators training (economic discourse) [La méthodologie d'approche du texte économique dans la formation des traducteurs]. XLinguae, v. 11, n. 1XL, p. 19-32, 2018.

BALABANOVA, I. Y. Value-oriented function of advertising texts (on the material of french and russian languages). Kazan Linguistic Jornal, v. 1, n. 3, p. 22-31, 2018.

BARON, N. Alphabet to email: how written english evolved and where it's heading. London: Routledge, 2000. 316 p.

EZHOVA, T. V. Linguistic features of a scientific discourse. Messenger of OGPU, v. 2, n. 58, 2011.

KOCHEMASOVA, D. R. The analysis of techniques and methods of studying of a discourse in linguistics: foreign languages in the modern world. St. Petersburg, 2016. p. 305-310.

NIKISHINA, S. R. et al. The word-formation category displacement causation: mutational and modification semantics of german, russian and tatar verbs. XLinguae, v. 12, n. 1, p. 21-36, 2019.

PALUTINA, O. G.; SABITOVA, V. E. Information representation in the court discourse. Kazan Linguistics Journal, v. 3, n. 2, p. 85-93, 2019.

SAVELYEVA, V. V. Art text and art world: correlation and organization. Almaty, 2002. 48 p.

VORONINA, E. B. Ways of word formation of names of the international brands. Bulletin of the Vyatka State Humanities University, v. 2, n. 3, p. 65-68, 2009.

Publicado

01/08/2021

Como Citar

KOCHEMASOVA, D. R.; USMANOV, T. R.; DANILOVA, O. A. Conceitos de discurso profissional como processo de comunicação entre cientistas em socialização profissional. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021043, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15701. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15701. Acesso em: 2 maio. 2024.