Análise estrutural e semântica de alguns termos epônimos de física para contribuir com o ensino e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15723

Palavras-chave:

Linguística, Linguagem, Peculiaridades estruturais e semânticas, Termo epônimo

Resumo

O rápido desenvolvimento de novas tecnologias e produtos devido a descobertas em todos os campos das ciências, também no campo da Física, leva ao surgimento de termos epônimos. Esse fenômeno requer o estudo e a análise dessas unidades lexicais, pois muitas vezes podem confundir os alunos e também os cientistas ao interpretá-las de forma adequada durante os processos de aprendizagem e comunicação. A relevância do tópico está em considerar algumas peculiaridades linguísticas de epônimos e combinações de termos de epônimos para tentar combinar questões de educação e os resultados do tópico em discussão. Algumas diferenças estruturais e semânticas dos mesmos termos epônimos em ambas as línguas podem causar dificuldades em sua percepção e intertransição. O artigo fornece uma análise comparativa, processamento, generalização e sistematização de algumas peculiaridades estruturais e semânticas dos termos epônimos da Física nas línguas inglesa e russa. Na base da análise das diferenças das unidades lexicais apresentadas estão os resultados sobre algumas peculiaridades linguísticas dos epônimos na área de Física. O principal resultado da pesquisa está em revelar discrepâncias consideráveis na estrutura, significados e formas de reflexão das unidades lexicais epônimas nas línguas analisadas e na necessidade de sua consideração para fazer alguma possível contribuição para as questões da educação e terminologia científica. O significado prático do artigo está na combinação de análise linguística e tecnologia de ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Khanif F. Makayev, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Institute of International Relations.

Alfiya R. Baranova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Institute of International Relations.

Natalya A. Sigacheva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate Professor of the Institute of International Relations. Candidate of Pedagogical Sciences.

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Publicado

01/08/2021

Como Citar

MAKAYEV, K. F.; BARANOVA, A. R.; SIGACHEVA, N. A. Análise estrutural e semântica de alguns termos epônimos de física para contribuir com o ensino e comunicação. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.3, p. e021056, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.3.15723. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15723. Acesso em: 26 dez. 2024.