Desenvolvimento de competência intercultural em aulas de língua estrangeira na universidade de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16921

Palavras-chave:

Linguagem para fins específicos, Competência intercultural, Universidade médica, Lingua estrangeira, Método de projeto

Resumo

Este artigo descreve a experiência de utilização do método de projeto em aulas de língua estrangeira na faculdade de medicina. A partir do exemplo da implementação do projeto "Educação Médica e Saúde no Exterior", examina-se o desenvolvimento da competência intercultural e seu papel no ensino de uma língua estrangeira. As características do desenvolvimento da competência intercultural na universidade não linguística são notadas. A participação de um especialista (professor do Departamento de Saúde Pública e Saúde) confere a este projeto um caráter interdisciplinar, além de aumentar a motivação dos alunos. Este projeto permite trabalhar quatro aspectos descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR): ouvir, ler, escrever e falar. O uso de autoavaliação e avaliação por pares ajuda a desenvolver o pensamento crítico e permite que os alunos melhorem seus próprios projetos. Este projeto pode ser implementado em grupos onde os alunos dominam uma língua estrangeira em diferentes níveis.

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Biografia do Autor

Olga Olshvang, Ural State Medical University (USMU), Yekaterinburg – Russia

Department of Foreign Languages and Translation. Associate Professor.

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

OLSHVANG, O. . Desenvolvimento de competência intercultural em aulas de língua estrangeira na universidade de medicina. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 8, n. esp.1, p. e022010, 2022. DOI: 10.29051/el.v8iesp.1.16921. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/16921. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos