Natureza onírica e narrativa dos textos cinematográficos
DOI:
https://doi.org/10.29051/el.v8iesp.1.16930Palavras-chave:
Cultura de tela, Narrativa, Diálogo, Hipertexto, CinemaResumo
Defende-se que a narrativa em tela é o meio mais eficaz de representar o sonho, a tentação do voyeurismo. Nota-se no artigo um movimento histórico gradual de uma narração em tela desde a obra literária com tramas relacionadas ao sonho e ao onírico como a poética de um futuro filme. O longa-metragem do diretor francês François Ozon "Na Casa" (2012) é analisado. São consideradas as características pós-modernas da poética e da semiótica do filme. Um modelo "o narrador e o ouvinte" é proposto como interpretação semiótica do filme.
Downloads
Referências
AKIM, K. et al. Superhero movie: Breaking the challenges of topics in the modern epos. Opción, v. 35, n. S22, p. 1221-1236, 2019. Available in: https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/29537/30301. Access in: 12 Jan. 2021.
BERGSON, A. Creative evolution: Matter and memory. Minsk: Harvest, 1999.
DELEUZE, J. Cinema. Moscow: Ad Marginem, 2004.
ECO, U. From the notes to the novel "The Name of the rose". In: ANDREEV, L. G. (ed.). To call a spade a spade. Moscow: Progress, 1986.
GRITSANOV, A. A.; MOZHEIKO, M. A. Postmodernism. Encyclopedia. Minsk: Interpretservice; Knizhnyi Dom, 2001.
JUNG, K. G. The problem of the soul of our time. Moscow: Progress-Univers, 1994.
JUNG, K. G. Psychological types. Saint Petersburg: Yuventa; Moscow: Progress-Univers, 1995.
JUNG, K. G. Spirit and life. Moscow: Praktika, 1996.
KINO-TEATR.RU. Francois Ozon - about the film "In the House". Kino-teartr.ru, 2012. Available in: http://www.kino-teatr.ru/kino/news/y2012/11-1/2908/. Access in: 30 Nov. 2021.
KORTUNOV, V. V. Reason. Mind. Spirit. Moscow: Novaya Yevraziya, 2017.
MIKHALKOVICH, V. I. Izbrannye rossiiskie kinosny. Moscow: Agraf, 2016.
PLAKHOV, A. François Ozon: A breath of ozone. The main actor. Ural, n. 6, 2002. Available in: https://magazines.gorky.media/ural/2002/6/fransua-ozon-glotok-ozona-osnovnoj-akter.html. Access in: 07 Apr. 2021.
POZNIN, V. F. Screen space and time: Structural-typological and perceptual aspects. St. Petersburg: Petropolis Publishing House, 2021.
RANTSEV, D. Mental turmoil of the pupil Garcia. Zhurnal brunch.lv, Sep. 2013. Available in: http://brunch.lv/fransua-ozon-v-dome/. Access in: Nov. 30, 2021.
SHCHEGLOVA, L. V.; SAENKO, N. R. Methodological resources of artistic cinema in the context of teaching the humanities in modern higher education. Bulletin of the Association of Tourism and Service Universities, v. 10, n. 4, p. 39-49, 2016. Available in: https://cyberleninka.ru/article/n/metodicheskie-resursy-hudozhestvennogo-kinematografa-v-kontekste-prepodavaniya-gumanitarnyh-distsiplin-v-sovremennoy-vysshey-shkole. Access in: 12 May 2021.
SHCHEGLOVA, L. V.; SAENKO, N. R. Play Gogol: A postmodern interpretation of early Gogol in the series by E. Baranov. Service Plus, v. 13, n. 4, p. 111-124, 2019. Available in: https://readera.org/play-gogolpostmodernistskaja-interpretacija-rannego-gogolja-v-seriale-e-140244514. Access in: 19 Nov. 2021.
TSIV'YAN, G. V. The fatal path of kolobok. In: TOLSTAYA, S. M. (ed.). The language of culture: semantics and grammar. Moscow: Indrik, 2004.
TSVETKOVA, M. et al. Religious fabula as a means of increasing the mass readership. Revista Transilvania, v. 5, р. 38-45, 2021. Available in: https://revistatransilvania.ro/religious-fabula-as-a-means-of-increasing-the-mass-readership/. Access in: 16 Mar. 2021.
VOLKOVA, P. S. et al. Virtual reality: Pro et contra. Journal of Social Studies Education Research, v. 11, n. 4, р. 190-203, 2020a. Available in: https://jsser.org/index.php/jsser/article/view/2252. Access in: 14 Oct. 2021.
VOLKOVA, P. S. et al. Features of the modern process of differentiation of sense and meaning in communication. Media Watch, v. 11, n. 4, p. 679-689, 2020b. Available in: https://www.mediawatchjournal.in/features-of-the-modern-process-of-differentiation-of-sense-and-meaning-in-communication/. Access in: 23 Mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.