Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais

Uma comparação durante e após a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18777

Palavras-chave:

Extensão universitária, Língua inglesa, Curso de inglês

Resumo

O domínio da língua inglesa é essencial para o desenvolvimento acadêmico e inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi comparar dois projetos que disponibilizaram um curso de inglês on-line durante a pandemia e de forma presencial para a comunidade interna e externa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, Minas Gerais. Assim, foram elaborados dois cursos de inglês, níveis básicos em 2021 e 2022 e pré-intermediário em 2022, com aulas que visavam promover o aprendizado do idioma aliado à exposição cultural. As aulas foram ministradas semanalmente on-line em 2021 e nas dependências da universidade em 2022. A elevada quantidade de inscrições indica a necessidade de adaptações para atender um público mais amplo. No entanto, cursos de idiomas de longa duração frequentemente enfrentam altas taxas de evasão. Para mitigar essa questão, recomenda-se que as futuras ofertas do curso incluam aulas em diversos horários, mais opções de níveis e variadas modalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Fontoura, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente do Departamento de Letras e Linguística (UEMG). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG).

Rubens Fernando Mendes da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Biomedicina (UEMG).

Referências

BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, 2017.

BRITISH COUNCIL. Demandas de aprendizagem de inglês no Brasil. 1. ed. São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/demandas_de_aprendizagempesquisacompleta.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024.

CAMPOS, B. S; KAMI, C. M. C., SALOMÃO, A. C. B. A mediação no Teletandem durante a pandemia da COVID- 19. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 20, n. 1, p. DT3, 2021. DOI: 10.26512/rhla.v20i1.36452. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36452. Acesso em: 15 jul. 2023.

CLARK, M. Tandem – a great way to learn a new language! British Council, 2013. Disponível em: https://learnenglishteens.britishcouncil.org/blogs/life-around-world/tandem-great-way-learn-new-language. Acesso em: 15 jul. 2023.

DONALDSON, R. P.; KÖTTER, M. Language learning in cyberspace: Teleporting the classroom into the target culture. CALICO Journal, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 531- 557, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24147756. Acesso em: 15 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon, [1982] 2009.

LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C.; SELIGSON, P. American English File 1 – Student Book. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2013a.

LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C.; SELIGSON, P. American English File 2 – Student Book. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 2013b.

LEFFA, V. J.; BOTELHO, G. Por um ensino de idiomas mais includente no contexto social atual. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editora, 2009.

MASI, D. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000

O’DELL, F.; MCCARTHY, M. English vocabulary in use elementary with answers. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.

ONO, F. T. P.; GOMES, J. P. F. Internacionalização, letramento crítico e extensão: a experiência democrática do English-Club na UFMS/CPTL. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 76–91, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.76-91. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4211. Acesso em: 15 jul. 2023.

PAIVA, V. L. M. O.; SENA, A. E. L. L. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editora, 2009.

PEDROSA, A. B. R. O combate à desigualdade linguística no curso de letras-inglês: um relato da extensão universitária. INTERAGIR (UERJ), [S. l.], v. 1, n. 26, p. 68–72, 2019. DOI: 10.12957/interag.2018.39664. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/39664. Acesso em: 15 jul. 2023.

PIAGET, J. On the Development of Memory and Identity. 2. ed. Barre: Clark University Press, 1968.

SILVA, T. T. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, R. A. Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 73-96, 2003. DOI: 10.1590/S1984-63982003000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/fHDWzF8JzsZXSFqtqVvMkYL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.

SOUZA, R. A. Jornadas por uma língua outra. 2020. 113f. Memorial (Professor Titular) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2020.

SOUZA, R. A.; DIAS, E. M. Considerações sobre o Ensino de Leitura em Inglês como L2 a partir de um Estudo Experimental sobre o Reconhecimento Visual de Palavras. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 16, n. 1, 2018. p. 376-420. DOI 10.25189/rabralin.v17i1.496. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/496. Acesso em: 15 jul. 2023.

TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The ESPecialist, [S. l.], v. 27, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/1629. Acesso em: 15 jul. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

Publicado

28/05/2024

Como Citar

FONTOURA, B. R.; SILVA, R. F. M. da. Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais: Uma comparação durante e após a pandemia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024016, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18777. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18777. Acesso em: 30 dez. 2024.