Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais

Uma comparação durante e após a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18777

Palavras-chave:

Extensão universitária, Língua inglesa, Curso de inglês

Resumo

O domínio da língua inglesa é essencial para o desenvolvimento acadêmico e inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi comparar dois projetos que disponibilizaram um curso de inglês on-line durante a pandemia e de forma presencial para a comunidade interna e externa da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, Minas Gerais. Assim, foram elaborados dois cursos de inglês, níveis básicos em 2021 e 2022 e pré-intermediário em 2022, com aulas que visavam promover o aprendizado do idioma aliado à exposição cultural. As aulas foram ministradas semanalmente on-line em 2021 e nas dependências da universidade em 2022. A elevada quantidade de inscrições indica a necessidade de adaptações para atender um público mais amplo. No entanto, cursos de idiomas de longa duração frequentemente enfrentam altas taxas de evasão. Para mitigar essa questão, recomenda-se que as futuras ofertas do curso incluam aulas em diversos horários, mais opções de níveis e variadas modalidades.

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Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Fontoura, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente do Departamento de Letras e Linguística (UEMG). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG).

Rubens Fernando Mendes da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Discente do curso de Biomedicina (UEMG).

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

FONTOURA, B. R.; SILVA, R. F. M. da. Ensino-aprendizagem de língua inglesa em ambientes virtuais e presenciais: Uma comparação durante e após a pandemia. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024016, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18777. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18777. Acesso em: 21 nov. 2024.