O emprego da gamificação como estratégia de diversificar os materiais didáticos das Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18791

Palavras-chave:

Libras, Metodologias Ativas, Gamificação

Resumo

Os materiais didáticos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ainda seguem um modelo tradicional de ensino, criando, assim, uma lacuna metodológica. O objetivo deste artigo é mostrar como diversificar esses materiais a partir de atividades que seguem uma metodologia ativa, a gamificação, na qual jogos são empregados com fins didáticos, alterando dessa forma, a finalidade do jogo, que é o entretenimento, e o foco imediato do aluno. Propomos 16 jogos para o vocabulário básico, os quais foram implementados em 5 oficinas/minicursos sobre Libras na cidade de Boa Vista (Roraima). Os resultados dessa implementação foram analisados e são apresentados no presente artigo. A partir desses, desenvolvemos uma cartilha apresentando os jogos detalhadamente. Observamos que o desvio do foco proporcionado pela gamificação faz com que a repetição do vocabulário fique menos evidente e cansativa. Concluímos que a gamificação pode ajudar a reduzir a lacuna metodológica existente nos materiais didáticos de Libras.

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Ferreira, Universidade Federal de Roraima

Docente do Centro de Comunicação, Letras e Artes.

Laís Priscila de Jesus, Universidade Federal de Roraima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Letras.

Fernanda Rosa da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Letras.

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Publicado

28/05/2024

Como Citar

FERREIRA, L. F.; JESUS, L. P. de; SILVA, F. R. da. O emprego da gamificação como estratégia de diversificar os materiais didáticos das Libras. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024010, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18791. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18791. Acesso em: 10 out. 2024.