Plataforma Moodle como ferramenta eficaz na elaboração de curso básico de português como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.29051/rel.v3.n1.jan-jun.2017.9274Palavras-chave:
Plataforma Moodle. Português como Língua Estrangeira (PLE). Ensino on-line.Resumo
A pesquisa, ora em desenvolvimento, propõe analisar a plataforma Moodle-Unesp em um curso on-line de português como língua estrangeira (PLE). A plataforma Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que permite, dentre tantas ações, a criação e o gerenciamento de cursos, viabilização de material didático e avaliações de alunos. A interação no ambiente virtual pode ser criada por atividades propostas pelo professor (administrador) usando as ferramentas disponíveis nos campos “Atividades” e “Recursos”, disponibilizados na plataforma. Da mesma forma, a associação de ferramentas dos campos “Atividades” e “Recursos” com materiais didáticos digitais e procedimentos adequados para o ensino de Português como língua estrangeira (PLE) são apresentados. Os resultados revelam que os módulos do Moodle-Unesp permitem inserir grande variedade de tarefas e conteúdo em diferentes formatos, para o desenvolvimento das habilidades de fala, escrita, audição, leitura e cultura comprovando, assim a eficácia da plataforma no ensino de PLE.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 20 jun. 2015.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, abr. 2002, vol.23, n.78, p.117-148. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf. Acesso em: 5 jan. 2015.
CAMARA JÚNIOR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 44 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FARBIARZ, A.; FARBIARZ, J. Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Tríades, out. 2010. Disponível em: http://www.revistatriades.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/12/farbiarz_ok.pdf.
Acesso em: 12 jan. 2015.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V.J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf. Acesso em: 05 jan. 2015.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Trad. de Edgard de Godói da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade. 2ª ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
TORRES, A. A.; SILVA, M. L. R. O ambiente Moodle como apoio a educação a distância. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/monografias/2009_Laura_delgado.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.
TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Cad.CEDES, Campinas, v.27, n.73, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n73/06.pdf. Acesso em: 17 mar. 2015.
VILAÇA, M. L. C. WEB 2.0 e materiais didáticos de línguas: reflexões necessárias. In: Cadernos do CNLF, vol. XV, nº 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/90.pdf. Acesso em: 18 jun. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.