Moodle platform as na effective tool in preparing a basic portuguese as a foreign language course
DOI:
https://doi.org/10.29051/rel.v3.n1.jan-jun.2017.9274Keywords:
Platform Moodle. Portuguese as a Foreign Language (PFL). Teaching on-line.Abstract
The research, currently in development, proposes to analyze the platform Moodle-Unesp in an online course of Portuguese as a foreign language (PLE). The Moodle platform is a Virtual Learning Environment (AVA) that allows, among many actions, the creation and management of courses, feasibility of didactic material and student evaluations. The interaction in the virtual environment can be created by activities proposed by the teacher (administrator) using the tools available in the "Activities" and "Resources" fields, available in the platform. Likewise, the association of tools of the "Activities" and "Resources" fields with digital didactic materials and adequate procedures for the teaching of Portuguese as a foreign language (PLE) are presented. The results show that the Moodle-Unesp modules allow the insertion of a wide variety of tasks and content in different formats for the development of speech, writing, listening, reading and culture skills, thus demonstrating the effectiveness of the platform in teaching PLE.Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 20 jun. 2015.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, abr. 2002, vol.23, n.78, p.117-148. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf. Acesso em: 5 jan. 2015.
CAMARA JÚNIOR, J. M. Estrutura da língua portuguesa. 44 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FARBIARZ, A.; FARBIARZ, J. Reflexão acerca do design de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Tríades, out. 2010. Disponível em: http://www.revistatriades.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/12/farbiarz_ok.pdf.
Acesso em: 12 jan. 2015.
LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V.J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: EDUCAT, 2003, p. 13-38. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/prod_mat.pdf. Acesso em: 05 jan. 2015.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Trad. de Edgard de Godói da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade. 2ª ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
TORRES, A. A.; SILVA, M. L. R. O ambiente Moodle como apoio a educação a distância. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2008. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/monografias/2009_Laura_delgado.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.
TORRES, P. L. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Cad.CEDES, Campinas, v.27, n.73, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n73/06.pdf. Acesso em: 17 mar. 2015.
VILAÇA, M. L. C. WEB 2.0 e materiais didáticos de línguas: reflexões necessárias. In: Cadernos do CNLF, vol. XV, nº 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xv_cnlf/tomo_1/90.pdf. Acesso em: 18 jun. 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.