Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Artigos
Artigos de revisão e pesquisa
São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.
Artigos teóricos
Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.
Relatos de Pesquisas
Manuscritos produzidos com o intuito de divulgar reflexões e/ou resultados de pesquisas, sejam elas experimentais ou documentais. Aceita mais que três autores, acompanhado pelos orientadores, podendo incluir estudantes de graduação. Prioriza colaborações entre grupos de pesquisa ou grandes publicações de um único grupo de pesquisa.
Relatos de Experiência
Manuscritos que apresentem análise e discussão de observações originais, devendo apresentar minimamente em sua estrutura: introdução, estado da arte, relato da experiência e discussão.
Ensaios
Textos dedicados a defender um ponto de vista de pesquisadores com titulação de doutor. A construção teórica desta produção textual é baseada, principalmente, na opinião do autor. A estrutura recomendada é de introdução, em que se apresenta a tese e a questão a ser debatida; desenvolvimento, com apresentação de argumentos de caráter opinativo e da literatura; e conclusão.
Resenhas
Manuscritos informativos e analíticos baseados em obras previamente publicadas, realizados com o objetivo de divulgá-las e analisá-las criticamente, sendo obrigatória a justificativa de sua produção. Sugerimos que os manuscritos submetidos a esta seção apresentem em sua estrutura a referência bibliográfica completa, bem como as credenciais do autor da obra resenhada. Além disso, é indicado que a obra apresente o quadro de referência do autor e informações dentro do domínio de apreciação da obra, descrevendo o julgamento, a forma, o estilo e parâmetros de mérito do texto.
Entrevistas
Manuscritos organizados com o objetivo de divulgação de entrevistas – seja na íntegra, seja sistematizada – com relevância para a área de Educação. Esses manuscritos devem conter a apresentação do entrevistado, transcrição direta ou indireta da entrevista, discussão e considerações finais. Salienta-se que o agente entrevistado não pode ser considerado um dos autores do manuscrito.
Copyright Notice
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista EntreLínguas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.
Transferência de direitos autorais – autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o(s) autor(es) autoriza(m) a UNESP a reproduzi-lo e publicá-lo na EntreLínguas, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (Internet), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta, desde que haja a citação ao texto consultado. Essa autorização de publicação 328 EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n .2, p. 323-328, jul./dez. 2015 não tem limitação de tempo, ficando a UNESP responsável pela manutenção da identificação do(s) autor(es) do artigo. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista EntreLínguas são de inteira responsabilidade de seus autores.