Los desafíos de los maestros y las contribuciones de las tecnologías educativas en la enseñanza y el aprendizaje del idioma inglés: escenarios contemporáneos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969

Palabras clave:

Aprendizaje, Lengua Inglesa, Maestros, Tecnologías Educativas

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo presentar una visión acerca de los desafíos de los educadores y las contribuciones de las tecnologías educativas en la enseñanza de Lengua Inglesa (LI) en la contemporaneidad y sus implicaciones en el contexto escolar. Se busca demostrar el papel del libro didáctico, el enfoque sobre las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la enseñanza de LI, la evaluación y la necesidad de formación continuada de profesores. La metodología parte de un abordaje cualitativo, aplicado por medio de la investigación bibliográfica, fundamentada en autores como: Almeida; (1997), Demo (1994-2008), Freire (1997), Hoffman (2003), Libneo (2014), Moran (2000), Perrenoud (2000), entre otros. Las reflexiones apuntan que las dificultades de los docentes en introducir esas herramientas son debido a varios factores, como: estructura física del ambiente escolar, exhaustiva carga horaria del docente, ausencia de formaciones específicas para el uso en el aula, falta de instrumentos pedagógicos, bien como la postura tradicional de los docentes y gestores.

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Biografía del autor/a

Helenilson Ferreira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) e graduando em letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (UNOPAR). Especializando em Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Com experiência profissional pública de ensino básico e técnico de nível médio. Neste último nível de ensino, atuou como tutor do curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI. Atualmente é professor de Inglês e Ciências em São Miguel do Tapuio - PI. Professor de Inglês e Biologia na Secretaria Estadual do Piauí(SEDUC).

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018) e 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio. Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

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Publicado

01/07/2018

Cómo citar

SOUSA, H. F. de; LIMA, F. R. Los desafíos de los maestros y las contribuciones de las tecnologías educativas en la enseñanza y el aprendizaje del idioma inglés: escenarios contemporáneos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 218–235, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10969. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos