Publicidade como plataforma para jogo de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iEsp1.14854

Palavras-chave:

Anúncios, Jogo de linguagem, Onomatopeia, Homônimos, Palavras inéditas

Resumo

O presente estudo se dedica ao  jogo de linguagem como um fenômeno publicitário de ampla difusão. Com referência à análise contextual do jogo de linguagem na publicidade, o artigo considera o alcance dos principais objetivos da publicidade (atrair consumidores potenciais e influenciar seu comportamento de compra) por meio de vários meios da linguagem criativa. O artigo discute e analisa diferentes tipos de jogos de linguagem baseados em meios fonéticos, lexicais e gramaticais da língua russa. Enfatizam-se os casos do jogo de linguagem com o uso de onomatopeias, homônimos e palavras nonce. As características específicas do fenômeno linguístico na publicidade são ilustradas com exemplos apropriados. Conhecidamente, a publicidade possibilita o jogo de linguagem e, em certos casos, é  ambiente ideal para sua implementação. Considerando o jogo de linguagem como parte integrante do discurso publicitário, os autores do artigo tiram conclusões sobre a semelhança do objetivo comunicativo no jogo de linguagem e na publicidade. Além da contribuição para a teoria da publicidade do ponto de vista da linguística moderna,  e para o desenvolvimento da teoria dos jogos de linguagem,  os resultados do estudo exploram as possibilidades criativas da linguagem, incluídos na publicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chen Nianzu, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Assistant at the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication.

Juliya Victorovna Ageeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Russian as a Foreign Language, Institute of Philology and Intercultural Communication. Doctorate in Philology Sciences.

Li Yi, Xi’an International Studies University (XISU), Xi’an

Assistant at the Institute of Russian Language. Doctorate in Philology Sciences.

Referências

AGEEVA, J. Communicative Tactics of Persuasion in Sales (Lexical-Semantic Aspect). In: INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY SCIENTIFIC CONFERENCE ON SOCIAL SCIENCES AND ARTS, 4., 2017, Bulgaria. Anais […]. Bulgaria: SGEM, 2017. p. 629-636.

AGEEVA, J. Communicative Tactics of Persuasion in Sales (Lexical-Semantic Aspect). In: INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY SCIENTIFIC CONFERENCE ON SOCIAL SCIENCES AND ARTS, 4., 2017, Bulgaria. Anais […]. Bulgaria: SGEM, 2017. p. 629-636.

AGEEVA, J.; YU, V. Functioning of Professional Vocabulary in New Business Discourse. In: INTERNATIONAL SCIENTIFIC CONFERENCE, 13., 2018. Current issues of the Russian language teaching. Anais […]. 2018. p. 520-525.

GIMRANOVA, T. A.; KOLOSOVA, E. I.; SEMUSHINA, E. Y. Indirect tactics of speech influence in the political discourse, Iioab Journal, p. 40-43, 2018.

GRIDINA, T. A. Language game: stereotype and creativity. Yekaterinburg: Ural State Pedagogical University, 1996. 215 p.

GUZAEROVA, R. R.; BASTRIKOV, A. V. Miao Sun. Mediaspace as a Special Sphere of Production an Extra-Dystemic Vocabulary (on the example of Russian Feminitives with suffixes -ecc(a), -c(a)). Turismo-estudos e praticas, n. 2, p. 1-7, 2019.

ILYASOVA, S. V.; AMIRI, L. P. Language game in the communicative space of the media and advertising. M.: Flint, 2009.

LEBEDEVA, E. B. On clarification of the term" language game" in linguistics. 2014.

MIFTAKHOVA, A. N.; BOCHINA, T. G.; SERGEEVA, E. Gender interpretation of woman lexeme in internet discourse. Journal of Pharmacy Research, v. 11, n. 11, p. 1336-1340, 2017.

MIKHAYLOV, N. N. English for hospitality and tourism. Moscow: Akademia, 2011. 198 p.

NETYAGO, N. V. Lexicology of modern russian language: kick start for international students: [study guide]. Moscow: Ministry of Education and Science of the Russian Federation, Ural Federal University; Yekaterinburg: Publishing House of Ural University, 2016. 100 p.

ROZENTHAL, D. E. Dictionary of linguistic terms. In: ROZENTHAL, D. E.; TELENKOVA, M. A. Teacher’s resource book. 2. ed. rev. Moscow: «Prosvescheniye», 1976. 543 p.

SCHURINA; YU, V. Precedent-setting Elements in Structure of Small Comic Genres. Russian Linguistic Annual Book, Krasnoyarsk, v. 1, n. 8, p. 77-84, 2006.

SHULEZHKOVA, S. G.; WALTER, H.; BOCHINA, T. G.; KOSTINA, P. M. Slogans appeared during the crimean spring in the political discourse of modern Russia. Issues of Cognitive Linguistics, v. 5, p. 358-361, 2017.

YAPPAROVA, V. N.; AGEEVA, J. V.; AGMANOVA, A. Y. Pre-election discourse as a special type of institutional discourse. Helix, v. 8, n. 1, p. 2324-2327, 2017.

YAPPAROVA, V. N.; BOCHINA, T. G.; SADYKOVA, I. A. Genre originality of the modern diplomatic discourse. Journal of Language and Literature, v. 7, n. 3, p. 195-198, 2016.

YARTSEVA, V. N. Lingvisticheskiy entsiklopedicheskiy slovar’[Linguistic encyclopedic dictionary]. Moscow: Sovetskaya entsiklopediya Publ., 1990.

ZEMSKAYA, E. A.; KITAYGORODSKAYA, M.V.; ROZANOVA, N. N. Language Game. In: Conversational russian speech: phonetics. Morphology. Vocabulary. Gesticulation. Moscow: Nauka, 1983. p. 182-214.

Publicado

28/02/2021

Como Citar

NIANZU, C.; AGEEVA, J. V.; YI, L. Publicidade como plataforma para jogo de línguas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. Esp1, p. 12–21, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iEsp1.14854. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/14854. Acesso em: 20 abr. 2024.