O ensino-aprendizagem de PLAc para adolescentes haitianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.6.15439

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de PLAc, Imigrante haitiano, Adolescente, Acolhimento

Resumo

Este estudo de caso qualitativo tem como foco o processo ensino-aprendizagem de português na perspectiva de língua de acolhimento (PLAc). O suporte teórico inclui estudos sobre o fluxo migratório, especialmente para o Brasil, e sobre o ensino de português como parte da acolhida humanitária. O contexto é uma turma de PLAc, cujas aulas ocorreram em 2018 e 2019. Os participantes são 3 adolescentes, imigrantes haitianos, e a professora deles. Os dados foram gerados a partir de plano de aula, material didático, exercício escrito, questionário e o diário reflexivo da professora. Os resultados mostram que as aulas de PLAc contribuíram para o aprimoramento da compreensão e produção escrita e que a aprendizagem se estrutura na relação afetiva entre os alunos e a professora. Para a professora, a experiência com a docência em contexto de PLAc ampliou-lhe os horizontes para um processo ensino-aprendizagem que acolhe e promove a integração do imigrante.

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Biografia do Autor

Danaine Gricélias de Morais, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia – GO – Brasil

Licenciada em Letras: Língua Portuguesa.

Suelene Vaz da Silva, Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia – GO – Brasil

Professora EBTT. Departamento de Áreas Acadêmicas I.

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Publicado

28/12/2021

Como Citar

MORAIS, D. G. de; SILVA, S. V. da. O ensino-aprendizagem de PLAc para adolescentes haitianos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021148, 2021. DOI: 10.29051/el.v7iesp.6.15439. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15439. Acesso em: 18 abr. 2024.