REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão

A Revista Espaço de Diálogo e de Desconexão - REDD - é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Temático Trabalho e Trabalhadores, em funcionamento na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP há mais de 10 anos. Sua área de atuação é Sociologia do Trabalho e Sociologia Rural, trabalhando para a formação de estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, assim como, atuando no meio acadêmico e científico com publicações, na organização de eventos e em pesquisas dentre outras atividades do gênero.

Notícias

 

Chamada de trabalhos para Dossiê Temático: A Política Científica e Tecnológica no contexto da geração de emprego, trabalho e renda: atores, críticas teóricas e experiências no Brasil e no mundo

 

O dossiê temático “A Política Científica e Tecnológica no contexto da geração de emprego, trabalho e renda: atores, críticas teóricas e experiências no Brasil e no mundo” objetiva congregar trabalhos que analisem, desde o ponto de vista teórico até reflexões a partir de casos concretos, o papel da Política de Ciência e Tecnologia (PCT), no Brasil e no mundo, na geração de empregos formais como também de atividades de trabalho e renda. A PCT tem um papel que geralmente não é compreendido, ser política pública “ de meio”, ou seja, é “suporte para as demais políticas públicas como, por exemplo, a industrial, agrícola, de educação, de saúde, de inclusão social etc.” (DIAS, 2012, p. 72). Ademais, surge como forma de não só alocar recursos públicos para o investimento público na produção científica e tecnológica, “envolve também a moldagem das formas com que as pessoas interpretam socialmente quem são e o que é real e importante, por meio do conhecimento científico e tecnológico” (DIAS, 2012, p. 70). 

A aproximação da PCT com a política industrial e com a política de inovação, principalmente nos países capitalistas, é de suma importância para análises desta; sua contribuição acerca da organização, como um todo, dos parques industriais e do incentivo ao caráter inovador das empresas são fatores que atuam, direta ou indiretamente, na geração de empregos e postos de trabalho dentro dos marcos legais de cada nação.  Por isso, que as abordagens críticas que, por meio de reflexões acerca de indicadores ou instrumentos qualitativos, são formas significativas para avaliar políticas e programas que estão sob o grande “guarda-chuva” que é a Política de Ciência e Tecnologia. 

No entanto, há um imenso espaço de atuação da PCT no que tange a promover e fortalecer atividades que se configuram fora desse padrão formal de emprego, como as que representam trabalho e renda. Para isto, é preciso pensarmos que a Política de Ciência e Tecnologia pode e deve agir sob distintas visões teóricas que possibilitam um afastamento, se não total, mas parcial, ao ideário capitalista. O campo de ações, políticas e ideias da Tecnologia Social (TS) é onde reside todo esse outro arcabouço de discussões, análises e raciocínio. Os empreendimentos solidários são exemplos práticos que a PCT pode abordar ações práticas que formulem outra coalisão de variáveis práticas e cognitivas em busca da produção, agora não só de empregos, mas de trabalho e renda.

Por fim, a proposta deste Dossiê Temático visa dar espaço para análises e reflexões acerca de toda essa complexidade da Política de Ciência e Tecnologia, no Brasil e no mundo, no que se refere à influência, direta ou indireta, na geração de emprego, trabalho e renda, compreendendo suas características que influem no contexto econômico, político e social atual, tal como a sua contribuição para a formação e organização de superação do mesmo.

 
Publicado: 2018-12-16 Mais...
 

Chamada para Dossiês – 2019

 

A Revista Espaço de Diálogo e Desconexão (REDD) está recebendo propostas de Dossiês para o segundo número do ano de 2019

Os dossiês devem abordar temáticas de relevância e de atualidade para a área da Sociologia do Trabalho, Sociologia Rural e Sociologia Urbana de forma a ampliar o debate acadêmico e fomentar intercâmbios de pesquisa com áreas vizinhas (antropologia e ciência política, por exemplo).

 
Publicado: 2018-12-02 Mais...
 
Outras notícias...

V. 10, n. 2 (2018)


Capa da revista