Além do ensino

a espiritualidade como ferramenta no processo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20173

Palavras-chave:

Crescimento espiritual, Desenvolvimento integral, Estudantes

Resumo

O tema espiritualidade como componente educacional revela um campo amplo para pesquisa, evidenciando a necessidade urgente de estudos mais aprofundados sobre seu impacto no desenvolvimento dos alunos no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da espiritualidade no processo educacional, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de uma rede particular de ensino. Foi realizada a aplicação do Inventário de Crescimento de Discípulos (Growing Disciples Inventory, GDI) em escolas no Estado de São Paulo com 3.572 alunos. Os resultados da presente pesquisa destacam a profundidade e a complexidade da influência da espiritualidade no processo educacional. Os dados coletados revelaram que a percepção do amor incondicional de Deus e o sentido de propósito divino, estão fortemente presentes nos resultados, mas outros aspectos, como o envolvimento em atividades de serviço comunitário e a promoção de justiça social, apresentaram níveis de engajamento mais baixo.

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Biografia do Autor

Marizane Fenske Antunes Piergentile, Associação Paulista do Vale

Departamento de Educação na Associação Paulista do Vale, São José dos Campos, SP – Brasil.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente no Mestrado Profissional em Educação do UNASP, Campus Engenheiro Coelho, SP – Brasil.

Laude Erandi Brandenburg, Faculdade EST

Docente na Faculdade EST, Câmpus São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Rebeca Pizza Pancotte Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente no Mestrado Profissional em Educação do UNASP, Campus Engenheiro Coelho, SP – Brasil.

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Publicado

24/04/2025

Como Citar

PIERGENTILE, M. F. A.; VIANA, H. B.; BRANDENBURG, L. E.; DARIUS, R. P. P. Além do ensino: a espiritualidade como ferramenta no processo educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 29, n. 00, p. e025010, 2025. DOI: 10.22633/rpge.v29i00.20173. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/20173. Acesso em: 14 maio. 2025.

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