Além do ensino
a espiritualidade como ferramenta no processo educacional
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29i00.20173Palavras-chave:
Crescimento espiritual, Desenvolvimento integral, EstudantesResumo
O tema espiritualidade como componente educacional revela um campo amplo para pesquisa, evidenciando a necessidade urgente de estudos mais aprofundados sobre seu impacto no desenvolvimento dos alunos no Brasil. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da espiritualidade no processo educacional, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de uma rede particular de ensino. Foi realizada a aplicação do Inventário de Crescimento de Discípulos (Growing Disciples Inventory, GDI) em escolas no Estado de São Paulo com 3.572 alunos. Os resultados da presente pesquisa destacam a profundidade e a complexidade da influência da espiritualidade no processo educacional. Os dados coletados revelaram que a percepção do amor incondicional de Deus e o sentido de propósito divino, estão fortemente presentes nos resultados, mas outros aspectos, como o envolvimento em atividades de serviço comunitário e a promoção de justiça social, apresentaram níveis de engajamento mais baixo.
Downloads
Referências
Ammerman, N. T. (2013). Sacred stories, spiritual tribes. Oxford University Press.
Bandura, A. (1995). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory (7th ed., Vol. 1). Prentice Hall.
Benson, P. L., Roehlkepartain, E. C., & Rude, S. P. (2003). Spiritual development in childhood and adolescence: Toward a field of inquiry. Applied Developmental Science, 7(3), 205–213. https://doi.org/10.1207/s1532480xads0703_12
Bradfield, G. (2014). Growing Disciples Inventory (GDI) for self-assessment of Christian spiritual development. Journal of Research on Christian Education, 23(2), 130–153. https://doi.org/10.1080/10656219.2014.930111
Damon, W., Menon, J., & Bronk, K. C. (2003). The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science, 7(3), 119–128. https://doi.org/10.1207/S1532480XADS0703_2
Dawkins, R. (2007). Deus, um delírio (D. Moreira, Trans.). Companhia das Letras.
Ehrman, B. D. (2009). God’s problem: How the Bible fails to answer our most important question—Why we suffer (Vol. 3). Harper Large Print.
Flanagan, C., & Levine, P. (2010). Civic engagement and the transition to adulthood. The Future of Children, 20(1), 159–179. https://doi.org/10.1353/foc.0.0043
Fowler, J. W. (1995). Stages of faith: The psychology of human development (2nd ed., Vol. 1). HarperOne.
Good, M., & Willoughby, T. (2008). Adolescence as a sensitive period for spiritual development. Child Development Perspectives, 2(1), 32–37. https://doi.org/10.1111/j.1750-8606.2008.00038.x
Grudem, W. (2022). Teologia sistemática (2nd ed.). Edições Vida Nova.
IBGE. (2024). Quantidade de homens e mulheres. IBGE Educa Jovens. https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html
Illenseer, L. M. (2022). Música como meio para o exercício da espiritualidade no contexto escolar com estudantes do Ensino Médio. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 96–97. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.252
Keller, T. (2009). The reason for God: Belief in an age of skepticism. Riverhead Books.
Kenny, M., & Gallagher, L. A. (2003). Teenagers and community service: A guide to the issues. Praeger.
King, P. E., & Boyatzis, C. J. (2015). Religious and spiritual development. In Handbook of child psychology and developmental science (pp. 1–48). Wiley.
Koenig, H. G. (2012). Religion, spirituality, and health: The research and clinical implications. ISRN Psychiatry, 278730. https://doi.org/10.5402/2012/278730
Kohlberg, L. (1981). The philosophy of moral development: Moral stages and the idea of justice. Harper & Row.
Kushner, H. S. (2002). When bad things happen to good people. Anchor Books.
Lewis, C. S. (2017). Cristianismo puro e simples (1st ed.). Thomas Nelson Brasil.
McGrath, A. (2016). A ciência de Deus (1st ed.). Ultimato.
Piergentile, M. F. A., & Viana, H. B. (2024). A espiritualidade no processo educacional: Um olhar da literatura. Internet Latent Corpus Journal, 14(1), 243–255. https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/36523
Piper, J. (2011). Desiring God: Meditations of a Christian hedonist. Multnomah Books.
Schaeffer, F. A. (1972). Genesis in space and time. IVP Books.
Schmidt, J. A., Shumow, L., & Kackar, H. (2007). Adolescents’ participation in service activities and its impact on academic, behavioral, and civic outcomes. Journal of Youth and Adolescence, 36(2), 127–140. https://doi.org/10.1007/s10964-006-9119-5
Scott, J. (2005). Entenda a Bíblia. Mundo Cristão.
Smith, C., & Denton, M. L. (2005a). Soul searching: The religious and spiritual lives of American teenagers. Oxford University Press.
Smith, C., & Denton, M. L. (2005b). Soul searching: The religious and spiritual lives of American teenagers. Oxford University Press.
Spong, J. S. (1998). Why Christianity must change or die. Harper.
Watts, R. J., & Flanagan, C. (2007). Pushing the envelope on youth civic engagement: A developmental and liberation psychology perspective. Journal of Community Psychology, 35(6), 779–792. https://doi.org/10.1002/jcop.20181
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.