Evasão e infrequência na educação infantil
Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18911Palavras-chave:
Escola pública, Equipe gestora, Responsáveis, Educação infantil, Infrequência e evasãoResumo
A evasão e a infrequência escolar é uma problemática no Brasil, relatada especialmente sobre o Ensino Fundamental quando comparada à Educação Infantil (EI). O objetivo deste estudo é analisar as causas da infrequência e evasão na etapa de pré-escola da educação infantil em uma determinada escola pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com Estudo de Caso e análise de conteúdo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista aberta a sete responsáveis por alunos da pré-escola e a quatro gestoras da referida instituição. Foi constatado que a realidade socioeconômica das famílias implica não somente em dificuldades de compreensão sobre a importância da EI, mas também de garantia do direito da criança frequentá-la regularmente. Concluiu-se que, diante deste cenário, é necessário intensificar o trabalho colaborativo da equipe escolar para maior aproximação e conscientização das famílias.
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