O uso do jogo protagonizado na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11511

Palavras-chave:

Jogo protagonizado, Funções psicológicas superiores, Educação infantil, Prática docente.

Resumo

A teoria do jogo protagonizado é proposta por Elkonin (2009) e consiste em explicar a principal atividade realizada pela criança em idade pré-escolar: a representação dos papéis sociais que as crianças assumem enquanto brincam. Para Elkonin (2009), essas representações auxiliam a criança na incorporação das normas sociais, como também colabora para um efetivo desenvolvimento das funções psíquicas dos alunos. Essa teoria também traz a necessidade da intervenção do professor no processo de realização do jogo. Portanto, considerando a relevância dessa atividade no processo educativo de pré-escolares, o objetivo da pesquisa é verificar a percepção dos docentes quanto ao jogo protagonizado e a sua realização na prática pedagógica em turmas de Educação Infantil. A pesquisa foi de cunho quali-quantitativo, realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo seis questões objetivas com espaço para argumentação.

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Biografia do Autor

Geovana Maria Silva Beling, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Engenheiro Coelho - SP.

Graduando em pedagogia pelo Unasp, campus Engenheiro Coelho, Geovana Maria Silva Beling tem experiência como educadora infantil na cidade de Engenheiro Coelho. Foi aluna bolsista dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2016. Atualmente desenvolve pesquisas no campo dos fundamentos teóricos e epistemológicos da educação, como interesse especial na pedagogia histórico-crítica e na psicologia histórico-cultural.

Karla Rodrigues de Souza Barbosa, Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Engenheiro Coelho - SP.

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Campus Engenheiro Coelho, Eng. Coelho - SP.

Antonio Marcos Gomes da Costa Gonçalves, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho - SP.

Graduando em Pedagogia e graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, (Unasp), Campus Engenheiro Coelho, Eng. Coelho - SP.

Rebeca Pizza Pancotte Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo e Unesp - Universidade Estadual Paulista.

Pedagoga (UEM), Mestre em Educação (UEM), Doutoranda em Educação Escolar (Unesp), professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo/Engenheiro Coelho - SP.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

SILVA BELING, G. M.; BARBOSA, K. R. de S.; GONÇALVES, A. M. G. da C.; DARIUS, R. P. P. O uso do jogo protagonizado na educação infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1098–1112, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11511. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11511. Acesso em: 21 nov. 2024.

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