O uso do jogo protagonizado na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11511Palavras-chave:
Jogo protagonizado, Funções psicológicas superiores, Educação infantil, Prática docente.Resumo
A teoria do jogo protagonizado é proposta por Elkonin (2009) e consiste em explicar a principal atividade realizada pela criança em idade pré-escolar: a representação dos papéis sociais que as crianças assumem enquanto brincam. Para Elkonin (2009), essas representações auxiliam a criança na incorporação das normas sociais, como também colabora para um efetivo desenvolvimento das funções psíquicas dos alunos. Essa teoria também traz a necessidade da intervenção do professor no processo de realização do jogo. Portanto, considerando a relevância dessa atividade no processo educativo de pré-escolares, o objetivo da pesquisa é verificar a percepção dos docentes quanto ao jogo protagonizado e a sua realização na prática pedagógica em turmas de Educação Infantil. A pesquisa foi de cunho quali-quantitativo, realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo seis questões objetivas com espaço para argumentação.
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