Avaliação e Políticas Públicas em Educação: Fatores determinantes na qualidade e formação de profissionais

José Jairo Vieira, Marcelo Pereira de Moraes, Andréa Lopes da Costa Vieira

Resumo


Este trabalho visa demonstrar o quanto é importante a avaliação das estratégias, planos e programas implantados no sistema educacional com a finalidade de aperfeiçoai, corrigir, desenvolver, adicionar novas metodologias e tomar decisões. Uma avaliação construtiva proporciona estas oportunidades para desenharmos um sistema público educacional de qualidade, de acordo com nossas demandas e realidades. Discrepâncias são localizadas de maneara bem clara quando verificamos índices estatísticos voltados para termos quantitativos como exemplo Censo relativos ao PROUNI, FUXDEF e PROHACAP, deixando de lado um índice que caminha paralelamente e é imprescindível para a realização e união da eficiência, eficácia e da produtividade: "a qualidade". Após a iniciação desta pesquisa, já podemos verificar de maneira geral que com as pessoas certas nos lugares certos, bem qualificadas e treinadas, com uma adequação e implantação de políticas públicas voltadas para nossas demandas sem introduzir pacotes internacionais que não condizem com nossa realidade, com um Órgão fiscalizador esterno, como exemplo o CGU, efetuando auditorias voltadas para a área da educação, dentro dos prazos necessários, com uma análise curricular mais específica do que generalista da formação de novos profissionais e tendo como base uma Instituição séria e impessoal voltada para o fornecimento na íntegra dos índices estatísticos supervenientes, há uma grande possibilidade de qualificarmos melhor a educação brasileira.

 


Palavras-chave


Politicas Publicas de Educação; Avaliação de Politicas; Qualidade da Educação; Formação de Professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9357



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.