A arte e o corpo como educação antirracista

implementando o Slam, o Amapiano e o Teatro no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19947

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Educação libertadora, Arte, Corpo, Slam

Resumo

O presente artigo apresenta o estudo e a prática de um projeto de educação antirracista realizado em uma Escola Municipal do Rio de Janeiro, que utiliza a arte e o corpo como ferramentas pedagógicas essenciais para abordar os temas centrais do projeto: racismo e educação libertadora. Conceitos teóricos, como o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, expressões culturais africanas, como o Amapiano, e manifestações artísticas afro-diaspóricas, como a Poesia Slam e a Literatura Negra, fundamentam e orientam as principais práticas desse projeto educacional. Com o objetivo de sensibilizar os educandos para questões raciais, valorizar sua ancestralidade e desconstruir preconceitos associados às manifestações culturais afro-brasileiras, foram realizadas dinâmicas e atividades interativas em sala de aula, visando ao enfrentamento do racismo. Essa experiência destaca a urgência de práticas pedagógicas que inspirem mudanças culturais, sociais e subjetivas desde a idade escolar, promovendo uma educação libertadora, consciente e antirracista.

Downloads

Biografia do Autor

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor Titular da UFRJ e Permanente dos programas de Pós-graduação em Educação e de História Comparada (UFRJ). Professor Visitante da Universidade de Aveiro, Portugal. Pós-doutorando em Educação da Universidade Federal do Pará.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do

Adriana Barbosa Conceição, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Graduanda em Pedagogia da UFRJ.

Jorge Ariel Tavares dos Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Graduando em Música da UFRJ.

Jean Costa do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Graduando em Pintura da UFRJ.

Maria Cecília Braga Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licenciatura em Letras da UFRJ.

Claudio Aroldo da Paixão Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor do Ensino Básico. Doutor em Educação (UFRJ).

Shirleia dos Santos Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professora do Ensino Básico. Doutoranda em Educação (UFRJ).

Referências

ASMMANN, H. Reencantar a educação rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

BARBOSA. A. M. T. B. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 2003

COSTA, T. T.; QUEIROZ, M. V. O.; MUNIZ, E. A. Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra: Antecedentes históricos e perspectivas da educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.17976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERREIRA, J. M. P.; TELES, G. A.; ARAÚJO, R. L. A Lei 10.639/03 como orientação político-pedagógica para uma educação antirracista na escola: Possibilidades para decolonização do currículo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.1, p. e023014, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.1.17939. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17939. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERREIRA, E. S.; VIEIRA, J. J. Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos. Educação e Realidade Edição eletrônica, Porto Alegre, RS, v. 46, p. 1-17, 2021. DOI: 10.1590/2175-6236107778. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/FtRkKbYcpHpfKY9ZHpcyRQR/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática para liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

KILOMBA, G. Memórias da Plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARTINS, L. M. Performance do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MILAGRES, A. O.; PEIXOTO, S. S.; VIEIRA, J. J. Pedagogias decoloniais: diálogos, discussões e reflexões insurgentes para (des/re)construções de fazeres e saberes na educação. Peer Review, [S.I.], v. 5, p. 118-138, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/368867906_Pedagogias_decoloniais_dialogos_discussoes_e_reflexoes_insurgentes_para_desreconstrucoes_de_fazeres_e_saberes_na_educacao. Acesso em: 15 jul. 2024.

OCELOT, M. Kiriku e a feiticeira. Rio de Janeiro: Viajante no Tempo, 2016.

PEREIRA MOTA, M. E.; SANTOS CRUZ, J. A. Mapeamento Sistemático da literatura sobre a Lei 10.639/03, do Parecer CNE/CP 3/2004 e seus impactos insatisfatórios na BNCC. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1244 . Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/45vjNajl/. Acesso em: 15 jul. 2024.

PIMENTEL, A.; SOUZA, F.; COSTA, M. As Minas do Slam, nova cena da poesia oral no Brasil. Rio de Janeiro: Ganesha Cartonera, 2023.

Publicado

30/12/2024

Como Citar

VIEIRA, J. J.; CONCEIÇÃO, A. B.; OLIVEIRA, J. A. T. dos S. de; PRADO, J. C. do; GOMES, M. C. B.; MEDEIROS, C. A. da P.; PEIXOTO, S. dos S. A arte e o corpo como educação antirracista: implementando o Slam, o Amapiano e o Teatro no ambiente escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023045, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19947. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19947. Acesso em: 14 abr. 2025.