A Política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos

José Jairo Vieira, Priscila Aleixo da Silva, Andréa Lopes da Costa Vieira

Resumo


O presente artigo apresenta um panorama acerca do processo de democratização do ensino superior no Brasil, tendo como foco central o papel da educação a distância (EaD) em tal processo. O objetivo é traçar uma análise comparativa entre a ampliação ao acesso às Instituições de Ensino Superior no que se refere a modalidade presencial com a modalidade a distância. A partir de pesquisas bibliográficas e análises de dados recolhidos em bases de órgãos governamentais, o trabalho traz uma reflexão que questiona se a simples ampliação de vagas oferece garantia de democratização ao ensino superior, ainda que essa modalidade represente hoje uma ferramenta importante de formação continuada para parte da população brasileira. Levanta-se, então, a necessidade de pensar a EaD no Brasil em suas restrições e em sua abrangência com o intuito de obter adequação plena de sua utilização em beneficio assistencial a uma determinada parcela populacional

Palavras-chave


Políticas educacionais. Democratização educacional. Ensino superior., Educação a distância.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9745



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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