Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933

Palavras-chave:

Rousseau. Educação. Contrato Social. Soberania. Liberdade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desde sua crítica ao direito divino e à degeneração dos costumes pelo estabelecimento das artes; seu pensamento político e a ideia desenvolvida na obra O contrato social de uma sociedade justa, legítima e democrática regida pela vontade geral e por um povo soberano e livre; até seu projeto pedagógico de educação natural (negativa) e moral (positiva), exposto em Emílio ou da educação, onde buscou pensar como seria possível formar um povo soberano e estabelecer a vontade geral em uma sociedade corrompida através de uma educação que formasse indivíduos livres, independentes e morais.

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Biografia do Autor

Sophia Calil Breymaier, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

CALIL BREYMAIER, S. Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 6, n. 2, p. 161–174, 2017. DOI: 10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/10933. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos