Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933

Palavras-chave:

Rousseau. Educação. Contrato Social. Soberania. Liberdade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desde sua crítica ao direito divino e à degeneração dos costumes pelo estabelecimento das artes; seu pensamento político e a ideia desenvolvida na obra O contrato social de uma sociedade justa, legítima e democrática regida pela vontade geral e por um povo soberano e livre; até seu projeto pedagógico de educação natural (negativa) e moral (positiva), exposto em Emílio ou da educação, onde buscou pensar como seria possível formar um povo soberano e estabelecer a vontade geral em uma sociedade corrompida através de uma educação que formasse indivíduos livres, independentes e morais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sophia Calil Breymaier, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. In: Os pensadores/Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983a. p. 233-282.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem das línguas. In: Os pensadores/ Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983b. p.157-199.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: Os pensadores/ Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983c. p.321-352.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. Porto Alegre: Editora Paraula, 1994.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social: princípios do direito político. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. A História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.

DALBOSCO, Claudio Almir. Da educação natural e da educação social (moral) no Emílio de Rousseau. In: Filosofia e educação no Emílio de Rousseau: papel do educador como governante. Campinas: Alínea, 2011.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

CALIL BREYMAIER, S. Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 6, n. 2, p. 161–174, 2017. DOI: 10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/10933. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos