Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933

Palavras-chave:

Rousseau. Educação. Contrato Social. Soberania. Liberdade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) desde sua crítica ao direito divino e à degeneração dos costumes pelo estabelecimento das artes; seu pensamento político e a ideia desenvolvida na obra O contrato social de uma sociedade justa, legítima e democrática regida pela vontade geral e por um povo soberano e livre; até seu projeto pedagógico de educação natural (negativa) e moral (positiva), exposto em Emílio ou da educação, onde buscou pensar como seria possível formar um povo soberano e estabelecer a vontade geral em uma sociedade corrompida através de uma educação que formasse indivíduos livres, independentes e morais.

Downloads

Biografia do Autor

Sophia Calil Breymaier, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. In: Os pensadores/Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983a. p. 233-282.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem das línguas. In: Os pensadores/ Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983b. p.157-199.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: Os pensadores/ Rousseau. 3.ed. São Paulo: Victor Civita, 1983c. p.321-352.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. Porto Alegre: Editora Paraula, 1994.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O Contrato Social: princípios do direito político. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. A História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2006.

DALBOSCO, Claudio Almir. Da educação natural e da educação social (moral) no Emílio de Rousseau. In: Filosofia e educação no Emílio de Rousseau: papel do educador como governante. Campinas: Alínea, 2011.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

CALIL BREYMAIER, S. Sociedade e educação em Rousseau: do pensamento político ao projeto de educação natural e moral. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 6, n. 2, p. 161–174, 2017. DOI: 10.29373/semaspas.v6.n2.2017.10933. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/10933. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos