A deseducação obrigatória, por Paul Goodman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.11196

Palavras-chave:

Deseducação. Educação formal. Escola.

Resumo

Este artigo, escrito na forma de ensaio, busca recuperar elementos que ajudam a refletir o modo massificador sobre o qual tende a operar a educação escolar. Especificamente, assenta-se sobre as ideias de um livro norte-americano, publicado por Paul Goodman na década de 1960, chamado “deseducação obrigatória”. Acredita-se que as críticas trazidas pelo autor, há mais de cinquenta anos, ainda são válidas e merecem ser discutidas no contexto escolar atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP itapetininga

Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, SP, Brasil e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, São Paulo Brasil. Coordenador da licenciatura em Formação Pedagógica/IFSP e professor permanente do PPGEd/UFSCar. Email: ivanfrt@yahoo.com.br

Carolina Rodrigues Cunha, IFSP Itapetininga

Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga, SP. Licenciada em Física. Email: profcarolrcunha@gmail.com

Referências

AYLWARD, J. The contributions of Paul Goodman to the clinical, social, and political implications of boundary disturbances. Gestalt Review, v. 3, n. 2, p. 107-18, 1999.

BELMINO, M. C. de B. Paul Goodman e o problema da natureza humana a partir de uma leitura “gestáltica”: desdobramentos para o campo da política e da educação anarquista. Revista IGT na Rede, v. 13, n. 25, p. 234–252, 2016. ISSN: 1807-2526.

BLAKE, C. N. Paul Goodman: anarchist and patriot. Raritan: a quarterly review, p. 20-33, 2012.

GOODMAN, P. Ser queer. Trad. Chico Moreira Guedes. Bagoas, Natal, v. 6, n. 7, p. 32-41, 2012.

GOODMAN, Paul. Compulsory Miseducation. U.K.: Horizon Press: 1964.

FORTUNATO, I. Três saberes pedagógicos na e para a formação de professores. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.). Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 82-96.

FORTUNATO, I. Aprendendo com Célestin Freinet: o passado ainda é presente. Tendéncias Pedagogicas, Madrid, n. 27, p. 251-258, 2016a.

FORTUNATO, I. 50 anos sem Célestin Freinet, 500 anos de retrocesso das práticas escolares. Journal for Educators, Teachers and Trainers, Granada (Espanha) v. 7, n. 1, p. 174-181, 2016b.

FORTUNATO, I. Ainda é preciso ter Cuidado, Escola?! InterScience Place, Campo dos Goytacazes, v. 11, n. 2, p. 86-95, 2016c.

FORTUNATO, I.; PENTEADO, C. L. de C. Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, p. 377-393, 2015.

FRIEDENBERG, E. Z. Paul Goodman. Prospects: the quarterly review of comparative education, Paris, v. XXIII, n. 3/4, p. 575-595, 1994.

HERRAN, A. de la.; FORTUNATO, I. La clave de la educación no está en las nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Acta scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 3, p. 311-317, 2017.

IILICH, I. Sociedade sem escolas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

KAMINSKY, J. S. Paul Goodman, 30 years latter: Growing Up Absurd; Compulsory Mis-education, and the Community of Scholars; and The New Reformation – a retrospective. Teachers College Record, New York, v. 108, n. 7, p. 1339-1361, 2006.

NEILL, A. S. Um mestre contra o mundo: o fracasso que floriu numa nova escola. São Paulo: IBRASA, 1978.

TERRA, C. N.; CUNHA, C. R.; FORTUNATO, I. “Deseducação”: análise crítica da primeira parte do livro Compulsory Miseducation. II Encontro de Práticas Pedagógicas. Itapetininga: Anais... 2016.

Downloads

Publicado

31/12/2017

Como Citar

FORTUNATO, I.; CUNHA, C. R. A deseducação obrigatória, por Paul Goodman. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 6, n. 2, p. 175–182, 2017. DOI: 10.29373/semaspas.v6.n2.2017.11196. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/11196. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos