Crônicas na formação docente: em busca da alegria na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v9i1.14119

Palavras-chave:

Crônicas, Formação docente, Relato de experiência.

Resumo

Este artigo é um relato de experiência produzido a partir do resultado final da disciplina “Escola e Currículo” do curso de formação docente, realizada no segundo semestre de 2019. O trabalho pedagógico foi conduzido por meio de crônicas, as quais foram reunidas em um livro digital de distribuição gratuita. Ao final, um balanço desse trabalho foi realizado coletivamente, tendo sido reconhecido que a reflexão do cotidiano escolar por meio das crônicas, além do desafio coletivo de se produzir um livro se tornaram elementos fundamentais para a proposta inicial de se pensar (e viver) a alegria na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP

Docente na Coordenadoria de Formação Pedagógica. Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar). Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP) e em Geografia (UNESP).

Referências

ALVES, R. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.

FORTUNATO, I. (org.) Crônicas da escola: fragmentos do cotidiano. Itapetininga: Edições Hipótese, 2019. Available: https://hipotesebooks.wixsite.com/cazulo/catalogo. Access: dec. 2019.

FORTUNATO, I. A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista ibero-americana de estudos em educação, Araraquara, v. 13, n. esp., p. 1995-2007, 2018.

FORTUNATO, I. Educação e o tempo presente: menos carpe diem, mais alegria na escola. Quaestio (UNISO), 2020. [no prelo]

FORTUNATO, I. Por que a Escola Normal de Itapetininga foi batizada de Peixoto Gomide? Nucleus, Ituverava, v. 14, n. 1, p. 67-78, 2017.

SACRISTÁN GIMENO, J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: SACRISTÁN GIMENO, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 119-148.

SNYDERS, G. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Publicado

30/09/2020

Como Citar

FORTUNATO, I. Crônicas na formação docente: em busca da alegria na escola. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 9, n. 1, p. 97–103, 2020. DOI: 10.29373/sas.v9i1.14119. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/14119. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)