A formação profissionalizante em contexto quilombola: entre o desenvolvimento local e a formação para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v10i00.15473

Palavras-chave:

Quilombolas, Cursos profissionais, Novos caminhos, Cultura

Resumo

A pesquisa em questão analisa as potencialidades do programa Novos Caminhos, que fomenta cursos de formação inicial e continuada para qualificação profissional, via Institutos Federais de Educação. O espaço de pesquisa será a comunidade Quilombola Tabuleiro dos Negros, que para nós, se coloca como espaço social, onde se encontram agentes individuais que podem desenvolver suas atividades sociais, culturais econômicas, por meio do fomento de cursos de formação, que melhorem suas práticas e também possibilitem inovação, em relação ao que já praticam. O método teórico é baseado na ideia implícita de capital cultural pela educação formal e a metodologia de coleta de dados em campo (resguardados os protocolos de segurança e autorização de uso de dados) é o grupo focal, feito com jovens da comunidade. O tratamento dos dados será via análise de conteúdo e o meio de intervenção, se tratando de uma pesquisa ação é a formação de um catálogo de cursos, junto com análise de sua aplicabilidade e importância. 

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Biografia do Autor

Greice Keli Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Penedo – AL

Especialização em Educação Profissional.

James Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Palmeira dos Índios – AL

Professor do curso de Sociologia e da Especialização em Educação Profissional. Doutorado em Ciências Sociais (UNESP).

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

SANTOS, G. K.; SANTOS, J. A formação profissionalizante em contexto quilombola: entre o desenvolvimento local e a formação para a vida . Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 10, n. 00, p. e021012, 2021. DOI: 10.29373/sas.v10i00.15473. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15473. Acesso em: 22 dez. 2024.