Revisão bibliográfica da perspectiva teórica de Bourdieu na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11iesp.1.16839

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Educação matemática, Revisão bibliográfica

Resumo

Considerando a importância de Bourdieu para a educação, analisamos como o autor é abordado na Educação Matemática e quais são suas possíveis implicações e contribuições para a área, bem como delimitamos quais de seus conceitos principais (habitus, campo, capital econômico, capital cultural, capital simbólico e capital social) são utilizados pelos pesquisadores de Educação Matemática. O levantamento bibliográfico foi realizado através de buscas online nos anais dos principais eventos científicos da área, nos sites dos periódicos de Educação Matemática avaliados de A1 a B2 nas áreas de ensino e de educação na Plataforma Sucupira na Classificações de Periódicos no quadriênio 2013-2016. É possível concluir que Bourdieu é pouco conhecido e adotado na área de Educação Matemática, tanto pela baixa representatividade quantitativa desses estudos quanto pelo número ainda menor de pesquisas que adotam seu modo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Beatriz Giaccheto Barbieri, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Mestranda em Ciências Sociais.

Referências

A TEORIA das situações didáticas e tecnologias educacionais aplicadas no ensino de ciências e matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/issue/view/40. Acesso em: 20 fev. 2020.

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; ORTIGÃO, M. I. R. Avaliação em matemática na Prova Brasil e condições socioculturais dos estudantes e suas famílias. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Iguaçu, PR: SBEM, 2018.

ANDRADE, D.; SANTOS, V. M. Alguns fatores determinantes da qualidade de ensino de matemática das escolas públicas do município de Maringá-PR. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, n. 5, p. 271-295, jul./dez. 2014.

BOLETIM de Educação Matemática. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/issue/view/1050. Acesso em: 20 fev. 2020.

BOLETIM Online de Educação Matemática. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/index. Acesso em: 20 fev. 2020.

BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, P. (Ed.). Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, p.89-94. 1983a.

BOURDIEU, P. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (Ed.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, p.46-81. 1983b.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. 16. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. p. 86-132.

BOURDIEU, P. O sociólogo em questão. In: BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero Limitada, 1983c.

Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online). Foco e Escopo. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/about. Acesso em: 20 fev. 2020.

CATANI, A. M.; CATANI, D. B.; PEREIRA, G. R. M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 63-85, 2001.

COSTA, D. E. et al. O educador matemático frente às ideias bourdieunianas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBEM, 2013.

COSTA, L. F. M.; SILVA, F. H. S. O habitus e a formação do professor de matemática: em busca de uma compreensão do habitus professoral. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2014.

D’AMBRÓSIO, U. Algumas notas históricas sobre a emergência e a organização da pesquisa em educação matemática, nos Estados Unidos e no Brasil. In: MIGUEL, A. et al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 70-93, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a05.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.

DISCUSSÕES transversais em torno do ensino de matemática: inclusão, interdisciplinaridade e neurociência. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Impressa), v. 1, n. 12, 2019. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/revista_aratus/issue/view/43. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática em Revista – RS. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/EMR-RS/index. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática em Revista – RS. Foco e escopo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/EMR-RS/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática em Revista. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática em Revista. Foco e escopo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática Pesquisa. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp. Acesso em: 20 fev. 2020.

Educação Matemática Pesquisa. Foco e escopo. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 20 fev. 2020.

Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia. Acesso em: 20 fev. 2020.

FARIAS, J. V.; VILELA, D. S. Um ponto de vista sociológico do PROFMAT. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

FERNANDES, R. A. C.; ROSA, D. E. G.; OLIVEIRA, A. F. NUFOP/FE/UFG e PPGECM/UFG: espaços de interação da cultura escolar de formação continuada de professores de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: SBEM, 2019.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Perspectivas da Educação Matemática. Disponível em: https://inma.ufms.br/ppgedumat/o-curso/revista/. Acesso em: 20 fev. 2020.

GRENFELL, M. Uma reflexão sobre a teoria do campo (e dentro dela) na prática. Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 195-217, 2018.

International Journal for Research in Mathematics Education. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/index. Acesso em: 20 fev. 2020.

International journal for research in mathematics education. Foco e escopo. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/ripem/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 20 fev. 2020.

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/index. Acesso em: 03 mar. 2020.

KESSLER, M. C. Produzindo exclusão através da matemática: uma relação entre prática pedagógica e campo científico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Anais [...]. Recife: SBEM, 2004.

LEBARON, F. Capital. In: CATANI, A. M. et al. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MACHADO, V. L. Saberes e fazeres matemáticos integrados ao cotidiano do produtor rural. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis, GO. Anais [...]. Brasília: SBEM, 2015.

MOGNON, A.; ANDRADE, D.; NEVES, K. C. R. Ruptura no contrato didático na disciplina matemática em um município paranaense. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Paraná: SBEM, 2013.

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu & a Educação. 4 ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2017.

NUNES, S. M. L. Desigualdades sociais vs desempenho em matemática sob a ótica de Pierre Bourdieu. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife, 2011.Disponível em: https://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1985/1128. Acesso em: 02 maio 2019.

Perspectivas da Educação Matemática. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/index. Acesso em: 20 fev. 2020.

Perspectivas da Educação Matemática. Foco e escopo. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/about. Acesso em: 20 fev. 2020.

PINHEIRO, A. C. M. O capital linguístico como determinante da cultura de formação do professor de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Paraná: SBEM, 2013.

Revista Eletrônica de Educação Matemática. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat. Acesso em: 20 fev. 2020.

Revista Paranaense de Educação Matemática. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/index. Acesso em: 20 fev. 2020.

Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe. Acesso em: 20 fev. 2020.

Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. Foco e escopo. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/about. Acesso em: 20 fev. 2020.

RODRIGUES, V. C. S. As atividades acadêmico-científico-culturais e a formação dos professores de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: SBEM, 2019.

SANTOS, V. M.; ANDRADE, D.; COUSIN, A. O. A. Capital Cultural X Desempenho em Matemática das Escolas Públicas do Município de Maringá - PR. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS, 24., 2016, Maringá. Anais [...]. Maringá, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_6/6-006.pdf. Acesso em: 02 maio 2019.

Scientific Electronic Library Online. Sobre a revista. Disponível em: http://www.scielo.br/revistas/bolema/paboutj.htm. Acesso em: 16 abr. 2020.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Anais [...]. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2012. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/. Acesso em: 20 fev. 2020.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A Sociedade. Disponível em: http://www.sbem.com.br/sbembrasil/index.php/a-sociedade. Acesso em: 20 nov. 2019.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: http://www.sbem.com.br/sbembrasil/index.php/anais/enem. Acesso em: 20 nov. 2019.

Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Grupo de Trabalho. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho. Acesso em: 14 ago. 2020.

VALADÃO, D. L. Apropriação da perspectiva teórica de Bourdieu na pesquisa em Educação em Ciências: Uma revisão bibliográfica. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2016.

VAZ, A.; SILVA, R. Referências sobre desenho: um estudo das obras que fundamentam o ensino da expressão gráfica na UFPR. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 75-97, 2017.

VILELA, D. S. Tendência Profissionalizante da Universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar. Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 955-980, 2013.

Publicado

26/12/2022

Como Citar

BARBIERI, J. B. G. Revisão bibliográfica da perspectiva teórica de Bourdieu na educação matemática. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. e022023, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11iesp.1.16839. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/16839. Acesso em: 3 dez. 2024.