Uma análise sobre a financeirização do ensino superior e os efeitos da produção do diploma como um signo de distinção social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11iesp.1.17520

Palavras-chave:

Distinção social, Educação superior, Expansão do ensino, Mundialização do capital

Resumo

A contemporaneidade trouxe transformações nas relações sociais, ciência, tecnologia e educação, produzindo uma nova economia cultural mundanizada e complexa. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão entre os sentidos da expansão do ensino superior bem como a financeirização do setor que passa a conceber o ensino como um negócio lucrativo. Esse cenário insere-se nos efeitos da mundialização das finanças, principalmente no ensino superior privado após os anos 2000, quando este setor vivencia a mercadorização e o crescimento de empresas educacionais que desvalorizam o conhecimento em função do lucro, produzindo um ensino de baixa qualidade. Na sociedade capitalista, os bens de consumo carregam em si categorias sociais e valores culturais visto que os altos padrões de consumo entram na competição pelo status de diferenciação social. Isto significa que o consumo via educação possui um valor que é utilizado como signo distintivo perante os seus membros.

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Biografia do Autor

Janaina de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Natalia Casagrande, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília – SP – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

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Publicado

26/12/2022

Como Citar

OLIVEIRA, J. de; CASAGRANDE, N.; KERBAUY, M. T. M. Uma análise sobre a financeirização do ensino superior e os efeitos da produção do diploma como um signo de distinção social. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. e022022, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11iesp.1.17520. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17520. Acesso em: 18 abr. 2024.