Desenvolvimento e influência do método montessoriano no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v10i00.15803

Palavras-chave:

Lúdico, Teorias educacionais, Metodologia de ensino, Infância, Aprendizagem colaborativa

Resumo

Neste artigo, o objetivo é discutir a importância do método de observação para o desenvolvimento infantil de Maria Montessori no âmbito da educação. Partindo do eixo comparativo entre a biografia da médica e pedagoga e suas teorias em torno do desenvolvimento das crianças, buscou-se considerar seus experimentos na Casa dei Bambini. O foco é recuperar as inovações do método montessoriano, destacando a transformação do ensino da criança, respeitando suas fases evolutivas, o que tornou a sua teoria presente até os dias atuais, com a aprendizagem colaborativa e as escolas montessorianas ao redor do mundo. O resultado desta pesquisa mostra o cunho social das transformações feitas pela pesquisadora italiana, cuja vida foi consagrada a ensinar crianças deficientes e de baixa renda.

 

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Biografia do Autor

Maria Inês Batista Campos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP).

Giovana Naime de Paula Xavier, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras Português/Inglês, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV).

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

CAMPOS, M. I. B.; XAVIER, G. N. de P. Desenvolvimento e influência do método montessoriano no ensino. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 10, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.29373/sas.v10i00.15803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15803. Acesso em: 23 abr. 2024.