Teoria queer e educação para uma abordagem não normalizadora

Autores

  • Wendel Souza Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC

DOI:

https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.8224

Palavras-chave:

Diferença. Educação. Teoria queer. Identidade.

Resumo

A analítica queer comumente relacionada a estudos de gênero é uma abordagem conceitual recente. Este artigo objetiva principalmente trazer à tona essa perspectiva explorada na análise crítica do campo educacional. Portanto, o grande desafio na educação seja o de re- pensar o que seja educar, como educar e para quem educar. Em uma perspectiva não normalizadora, educar seria uma atividade dialógica em que as experiências até hoje inviabilizadas, não- reconhecidas, ou, mais comumente, violentadas, passassem a ser incorporadas no cotidiano escolar, modificando a hierarquia entre quem educa e quem é educado e buscando estabelecer mais simetria entre eles de forma a se passar da educação para um aprendizado relacional e transformador para ambos.

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Biografia do Autor

Wendel Souza Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC

WENDEL SOUZA SANTOS É GRADUADO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC, PELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

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Publicado

31/12/2017

Como Citar

SOUZA SANTOS, W. Teoria queer e educação para uma abordagem não normalizadora. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 6, n. 2, p. 183–196, 2017. DOI: 10.29373/semaspas.v6.n2.2017.8224. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/8224. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos