Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados

Autores

  • Maria Inês Bonfim
  • Valéria Morgana Goulart

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10677

Palavras-chave:

Avaliação de políticas públicas. Formação docente. Gerencialismo.

Resumo

O trabalho apresenta, de forma abrangente, as opções teórico-metodológicas de uma experiência alternativa de avaliação na área de formação docente com o uso de metodologias e características distintas das propostas hegemônicas desenvolvidas no âmbito do Estado brasileiro, no atual momento. Busca-se refletir sobre desafios da investigação no campo das políticas públicas, problematizando possibilidades de ruptura com a ideologia gerencialista, que promove rigidez metodológica, por meio de indicadores de avaliação tecnicistas e pragmáticos. O estudo questiona as possibilidades de se fugir dos indicadores de produtividade em avaliação de políticas públicas de formação docente, sem perder o necessário rigor na avaliação.

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

BONFIM, M. I.; GOULART, V. M. Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 286–300, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10677. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10677. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação