Formação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
  • Rodrigo Carvalho do Rego Barros
  • Uyara Soares Cavalcanti Teixeira
  • Mário José de Souza
  • Nelson Filice de Barros

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10680

Palavras-chave:

Classe hospitalar. Formação de professor. Saúde mental. Pesquisa-ação.

Resumo

Este estudo elege como objetivo investigar a saúde do professor atuante em classe hospitalar na rede pública estadual de educação em Goiás. Enquanto metodologia utiliza-se a pesquisa-ação na perspectiva existencial. Como resultante da investigação de campo, foi proposto, em parceria com os atores e autores da pesquisa, um curso de formação em saúde mental com os docentes do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar, valendo-se do método Problem-Based Learning (PBL), uma estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em problemas e que elege como foco o aprendizado centrado no aluno. A participação efetiva, colaborativa e engajada de autores e atores na pesquisa trouxe, como resultado, aprofundamentos teóricos e metodológicos sobre o tema proposto, reflexão sobre as dificuldades no atendimento de casos envolvendo transtorno mental, maior conhecimento sobre doenças mentais e seus reflexos no comportamento, esclarecimentos sobre procedimentos de ação e construção de protocolos de encaminhamentos.

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

TEIXEIRA, R. A. G.; BARROS, R. C. do R.; TEIXEIRA, U. S. C.; SOUZA, M. J. de; BARROS, N. F. de. Formação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 317–334, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10680. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10680. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação