Vivências em arte e natureza na infância e suas repercussões na vida adulta
DOI:
https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11276Palavras-chave:
Arte e natureza, Educação infantil, Memória, Brincar, Corpo.Resumo
Esta pesquisa refere-se à recuperação de uma trajetória vivenciada pelas crianças que frequentaram a “Aldeia Recreação Infantil” nos anos de 1980 a 1986 em Araraquara- SP, a fim de identificar a importância das práticas integradas à natureza, como o ciclo alimentar, a arte criativa, o respeito ao brincar e o convívio com a comunidade escolar proporcionaram referências e valores em suas vidas adultas. Para tanto, utilizou-se da Historia Oral, a partir de narrativas desses ex-alunos que, na época, se encontravam na faixa etária entre 2 a 6 anos. Foram recolhidos depoimentos de suas memórias significativas que trouxeram base para uma análise e referências de princípios e valores repercutidos na sua vida adulta. Percebe-se que apesar das experiências deste grupo terem se dado em tão tenra idade, elas permaneceram vivas, posto que impressas na memória corporal por eles registradas e sendo de ordem sensorial e não mental e/ou intelectual.
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