Vivências em arte e natureza na infância e suas repercussões na vida adulta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11276

Palavras-chave:

Arte e natureza, Educação infantil, Memória, Brincar, Corpo.

Resumo

Esta pesquisa refere-se à recuperação de uma  trajetória vivenciada pelas crianças que frequentaram a “Aldeia Recreação Infantil” nos anos de 1980 a 1986 em Araraquara- SP, a fim de identificar a importância das práticas integradas à natureza, como o ciclo alimentar, a arte criativa, o respeito ao brincar e o convívio com a comunidade escolar proporcionaram referências e valores em suas vidas adultas. Para tanto, utilizou-se da Historia Oral,  a partir de narrativas desses ex-alunos que, na época, se encontravam na faixa etária entre 2 a 6 anos. Foram recolhidos depoimentos de suas memórias significativas que trouxeram base para uma análise e referências  de princípios e valores repercutidos na sua vida adulta. Percebe-se que apesar das experiências deste grupo terem se dado em tão tenra idade, elas permaneceram vivas, posto que impressas na memória corporal por eles registradas e sendo de ordem sensorial e não mental e/ou intelectual.

 

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Biografia do Autor

Denise Haddad, Universidade de Araraquara

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (UNIARA), 2018. Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em 2000 e em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), em 2011. Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Araraquara, 1982.

Janaina Florinda Cintrão, Universidade de Araraquara - Uniara

Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (UNIARA), 2018. Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em 2000 e em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), em 2011. 

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

HADDAD, D.; CINTRÃO, J. F. Vivências em arte e natureza na infância e suas repercussões na vida adulta. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 142–155, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.11276. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11276. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação