A dermatoglifia na educação física escolar e sua relação com o esporte e a saúde: um estudo de caso no estado de Mato Grosso do Sul

Ana Paula Moreira de Sousa, Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Vanilda Espindola da Silva

Resumo


Este artigo objetiva descrever a prevalência das cristas dermopapilares de uma turma de 9º ano no que se refere ao estudo da dermatoglifia, relacionando-a com a saúde e o esporte nas aulas de Educação Física escolar. A dermatoglifia é um instrumento de avaliação física e que pode ser uma proposta de aplicação no ambiente educativo. A pesquisa foi feita em uma escola pública no município de Coronel Sapucaia – Mato Grosso do Sul no ano de 2017. Foram coletadas impressões digitais de 31estudantes, sendo 10 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, utilizando rolo de entintamento, plaquetas, tinta para coleta de impressões digitais e folha sulfite A4. Os resultados apontaram a prevalência de presilha em ambos os sexos, portanto, os sujeitos possuem velocidade e explosão, podendo praticar o atletismo, por exemplo. É possível observar as impressões digitais dos dedos das mãos e correlacionar com potencialidades para as capacidades biofísicas, como força, velocidade, coordenação motora e resistência e aliar genótipo e fenótipo amplia as possibilidades de encaminhamento no que tange a orientação de talentos, planejamento do treinamento desportivo, preparação física e prescrição de exercícios na promoção de saúde e afins. Logo, conclui-se que o profissional de Educação Física escolar tem um papel fundamental no desenvolvimento biomotor dos estudantes, contribuindo para o aprimoramento de suas valências físicas e promoção da saúde.


Palavras-chave


Dermatoglifia; Educação física escolar; Esporte; Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.11812



Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN 2526-3471, ISSN 1517-7947

Prefixo DOI: 10.26673/rtes

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