A dermatoglifia na educação física escolar e sua relação com o esporte e a saúde: um estudo de caso no estado de Mato Grosso do Sul

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v14i2.11812

Mots-clés :

Dermatoglifia, Educação física escolar, Esporte, Saúde.

Résumé

Este artigo objetiva descrever a prevalência das cristas dermopapilares de uma turma de 9º ano no que se refere ao estudo da dermatoglifia, relacionando-a com a saúde e o esporte nas aulas de Educação Física escolar. A dermatoglifia é um instrumento de avaliação física e que pode ser uma proposta de aplicação no ambiente educativo. A pesquisa foi feita em uma escola pública no município de Coronel Sapucaia – Mato Grosso do Sul no ano de 2017. Foram coletadas impressões digitais de 31estudantes, sendo 10 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, utilizando rolo de entintamento, plaquetas, tinta para coleta de impressões digitais e folha sulfite A4. Os resultados apontaram a prevalência de presilha em ambos os sexos, portanto, os sujeitos possuem velocidade e explosão, podendo praticar o atletismo, por exemplo. É possível observar as impressões digitais dos dedos das mãos e correlacionar com potencialidades para as capacidades biofísicas, como força, velocidade, coordenação motora e resistência e aliar genótipo e fenótipo amplia as possibilidades de encaminhamento no que tange a orientação de talentos, planejamento do treinamento desportivo, preparação física e prescrição de exercícios na promoção de saúde e afins. Logo, conclui-se que o profissional de Educação Física escolar tem um papel fundamental no desenvolvimento biomotor dos estudantes, contribuindo para o aprimoramento de suas valências físicas e promoção da saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Moreira de Sousa, Docente do Curso de Educação Física, das Faculdades Magsul, Ponta Porã - MS - Brasil. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.

Mestre em Educação. Docente do Curso de Educação Física, das Faculdades Magsul, Ponta Porã - MS - Brasil. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino.

Deyvid Tenner de Souza Rizzo, Professor Adjunto do Curso de Educação Física no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde Tecnologia/CCHNST da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Doutor em Ciências do Desporto. Professor Adjunto do Curso de Educação Física no Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde Tecnologia/CCHNST da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro.

Vanilda Espindola da Silva, Curso de Educação Física, Faculdades Magsul.

Graduada em Educação Física, pelas Faculdades Magsul, Ponta Porã - MS - Brasil.

Références

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: SEB/MEC: 1997.

DANTAS, P. M. S.; ALONSO, L.; FERNANDES FILHO, J. Futsal e dermatoglifia. In: DANTAS, E. H. M.; FERNANDES FILHO, J. Atividade física em ciências da saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005. p. 82 - 108.

FERNANDES FILHO, J. A prática da avaliação física. Shape. Rio de Janeiro, 2003.

FERNANDES FILHO, J.; FERNANDES, P. R. Estudo comparativo da dermatoglifia, somatotipia e do consumo máximo de oxigênio dos atletas da seleção brasileira de futebol de campo, portadores de paralisia cerebral e de atletas profissionais de futebol de campo, não portadores de paralisia cerebral. Fitness & Performance, v. 3, n. 3, p. 158, maio/jun., 2004. Disponível em: http://fpjournal.org.br/painel/arquivos/1453-5_Futebol_Rev3_2004_Portugues.pdf. Acesso em: 14 set. 2017.

FERNANDES FILHO, J.; DANTAS, P. M. S.; FERNANDES, P. R. Genética e treinamento esportivo: o uso prático da dermatoglifia. Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006, p. 137. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4013578.pdf. Acesso em: 17 set. 2017.

GIRALDI, S. Revisão histórica dos dermatóglifos e estudo comparativo entre o método tradicional de impressão palmar com tinta e método de escaneamento digital em um grupo de escolares de Curitiba, Paraná. Tese de Pós-Graduação Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29324. Acesso em: 15 out. 2017.

NASCIMENTO, J. C. Identificação dos perfis dermatoglíficos, somatotípicos e motores em atletas de futsal com idade de 13 a 15 anos do sexo masculino da Universidade de Rio Verde- Goiás. Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Brasília- DF, 2010.

RIZZI, A. E. K.; MARCELINO, P. C. Algumas premissas sobre os estudos em dermatoglifia no esporte e nas áreas da saúde. Revista Digital, Buenos Aires, ano 18, n. 184, set. 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd184/dermatoglifia-no-esporte-e-saude.htm. Acesso em: 20 set. 2017.

ROLIM FILHO, N. G.; FERNANDES FILHO, J. Identificação do perfil dermatoglífico e somatotípico de pentatletas modernos brasileiros de alto rendimento. Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, v. 16, n. 139, 2007. Disponível em: http://177.38.96.106/index.php/revista/article/view/503 20. Acesso em: 20 set. 2017.

SOUZA, W. C. et al. A importância da dermatoglifia na detecção de talentos no esporte: estudo de revisão. Revista Saúde e Meio Ambiente, Revista Interdisciplinar, v. 3, n. 1, p. 31-43, jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/532/427. Acesso em: 18 out. 2017.

Téléchargements

Publiée

30/11/2018

Comment citer

MOREIRA DE SOUSA, A. P.; DE SOUZA RIZZO, D. T.; DA SILVA, V. E. A dermatoglifia na educação física escolar e sua relação com o esporte e a saúde: um estudo de caso no estado de Mato Grosso do Sul. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 2, p. 229–241, 2018. DOI: 10.26673/tes.v14i2.11812. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11812. Acesso em: 16 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação