Elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro ‘caminhando pelo sus’: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12092Palavras-chave:
Metodologia do ensino, Metodologia inovadora, Saúde pública, Tecnologia e didática.Resumo
O Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFCSPA visa o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, integrando docentes e discentes. Na área da saúde, estudos contestam os modelos pedagógicos tradicionais, uma vez que tornam o sujeito passivo em relação ao conhecimento. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de desenvolvimento de um jogo de tabuleiro denominado ‘Caminhando pelo SUS’, para ser utilizado como ferramenta de aprendizagem. O jogo contém um tabuleiro, 55 cartões, 4 pinos e um manual de respostas e seu objetivo é chegar à última casa do tabuleiro. Para avançarem no jogo, os participantes deverão responder corretamente perguntas relacionadas à temática proposta. O conteúdo demonstrou ser abordado de forma inédita e descontraída a partir da aplicação do jogo, além de desenvolver no aluno uma postura autônoma e proativa em sala de aula ao centrá-lo como protagonista na construção e compartilhamento de seu conhecimento.
Downloads
Referências
BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Salvador, v. 3, n. 4, p. 119-143, jul./ago., 2014.
LOZZA, Rodrigo; RINALDI, Giullia Paula. O uso dos jogos para a aprendizagem no ensino superior. Caderno PAIC, v. 18, n. 1, p. 575-592, 2017.
MITRE, Sandra Minardi; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRARDI-DE-MENDONÇA, José Márcio; MORAIS-PINTO, Neila Maria de; MEIRELLES, Cynthia de Almeida Brandão; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia; HOFFMANN, Leandro Marcial Amaral. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, dez. 2008.
PANOSSO, Mariana Gomide; SOUZA, Silvia Regina de; HAYDU, Verônica Bender. Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental. Revista Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 2, p. 233-242, ago. 2015.
UFCSPA. Programa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/index.php/bolsas-academicas/pid-iniciacao-a-docencia. Acesso em: 12 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.