Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14061

Palavras-chave:

Educação, COVID-19, Tendências pedagógicas, Docente, Aluno protagonista

Resumo

Este texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fez com que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Renata de Aguiar Calixto Costa Carvalho, Secretaria Municipal de Educação (SME), Rio de Janeiro – RJ

Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental. Especialização em Docência Superior (FESL)

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Publicado

27/08/2020

Como Citar

COSTA CARVALHO, R. de A. C. Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19. Temas em Educação e Saúde (Themes in Education and Health), Araraquara, v. 16, n. 2, p. 594–606, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14061. Acesso em: 17 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos