Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14061

Palavras-chave:

Educação, COVID-19, Tendências pedagógicas, Docente, Aluno protagonista

Resumo

Este texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fez com que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Aguiar Calixto Costa Carvalho, Secretaria Municipal de Educação (SME), Rio de Janeiro – RJ

Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental. Especialização em Docência Superior (FESL)

Referências

BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; MARTINS, D. S. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13945

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1990.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MALHEIROS, B. T. Adrea Amaral (Org). Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 8. ed. Campinas, SP: Autores associados, 1985.

WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Publicado

27/08/2020

Como Citar

COSTA CARVALHO, R. de A. C. Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 594–606, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14061. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação