Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14061

Mots-clés :

Educação, COVID-19, Tendências pedagógicas, Docente, Aluno protagonista

Résumé

Este texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fez com que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renata de Aguiar Calixto Costa Carvalho, Secretaria Municipal de Educação (SME), Rio de Janeiro – RJ

Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental. Especialização em Docência Superior (FESL)

Références

BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; MARTINS, D. S. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13945

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1990.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MALHEIROS, B. T. Adrea Amaral (Org). Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 8. ed. Campinas, SP: Autores associados, 1985.

WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761

Publiée

27/08/2020

Comment citer

COSTA CARVALHO, R. de A. C. Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 594–606, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14061. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14061. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação