Desafios pedagógicos: antes e na pandemia COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14061Mots-clés :
Educação, COVID-19, Tendências pedagógicas, Docente, Aluno protagonistaRésumé
Este texto traz a reflexão sobre o cenário pedagógico percorrido ao longo dos anos e a importância de se desenvolver novas maneiras de ensinar para o enfrentamento dos desafios educacionais do séc. XXI. A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, fez com que medidas de isolamento social fossem criadas. As Instituições Educativas presenciais foram afetadas e com isso muitos alunos iniciaram seus estudos de forma remota. A partir das pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresenta-se o caminho das tendências pedagógicas como forma de valorização didática e os desafios do ensino encontrados no período de isolamento social. A finalidade é que os educadores entendam a sua importância no processo e sintam-se encorajados a enfrentar o trabalho remoto como forma de valorizar o aluno protagonista de sua aprendizagem.
Téléchargements
Références
BONOTTO, R.; CORRÊA, Y.; CARDOSO, E.; MARTINS, D. S. Oportunidades de aprendizagem com apoio da Comunicação Aumentativa e Alternativa em tempos de COVID19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13945
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2011.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1990.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MALHEIROS, B. T. Adrea Amaral (Org). Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 8. ed. Campinas, SP: Autores associados, 1985.
WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1750-1768, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13761
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.