Prioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa

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DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.14589

Mots-clés :

Agenda para a educação, Globalização, Profissionalização docente, Qualidade da educação

Résumé

O presente artigo é resultado de uma investigação que buscou mapear as prioridades da agenda internacional para a educação iniciada a partir dos anos 1990, em Jomtien, reavaliada nos anos 2000 em Dakar, e aprimorada em 2015, na cidade de Incheon. Seu objetivo foi analisar como se introduziu, na agenda, a perspectiva gerencialista para a aprendizagem, relacionando, para tanto, os conceitos de “Qualidade da Educação”, “Aprendizagem” e “Qualidade do Professor”. Analisou-se os documentos dos três encontros mundiais de educação (JOMTIEN, 1990; DAKAR, 2000; INCHEON, 2015). Conclui-se que as estratégias usadas nos documentos visam a produção de consensos, quando usam slogans amplamente aceitos como é o exemplo de qualidade e empoderamento. Também destacamos que o professor é colocado no centro da agenda, e que o discurso de profissionalização está intimamente associado à lógica gerencial de responsabilização.

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Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professor do Curso de pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFMS/CPAN). Doutorado em Educação (UFSC).

Rennan Andrade dos Santos, Rede Municipal de Ensino (RME), Bonito – MS

Professor da Rede Municipal de Ensino. Mestrado em Educação (UFMS).

Nicole de Morais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFMS/CPAN).

Cristielly Campos da Silva, Rede Municipal de Ensino (RME), Ladário – MS

Professora da Rede Municipal de Ensino. Mestrado em Educação (UFMS).

Jonas António Francisco, Universidade Rovuma (UNIROVUMA), Nampula

Professor da Faculdade de Educação e Psicologia.

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Publiée

27/08/2020

Comment citer

SANTOS, F. A. dos; SANTOS, R. A. dos; MORAIS, N. de .; SILVA, C. C. da; FRANCISCO, J. A. Prioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 2, p. 689–704, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i2.14589. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14589. Acesso em: 7 déc. 2025.

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Artigos - Área da Educação