Habilidades sociais de mães de jovens e adultos com Síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.14809

Palavras-chave:

Trissomia 21, Síndrome de Down, Mães, Habilidades sociais, Mercado de trabalho

Resumo

O contexto de trabalho requer relações interpessoais complexas e em pessoas com deficiência esse aspecto pode ser um desafio. Como a família desempenha importante papel no ensino e manutenção dessas relações elegeu-se, para o presente estudo, mães de jovens e adultos com Trissomia 21 a fim de entender como as habilidades sociais destas podem se relacionar com a trajetória de vida de seus filhos. Participaram da pesquisa cinco mães de jovens e adultos que estavam no mercado de trabalho. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o inventário de habilidades sociais e um questionário. Os resultados pontuaram bons repertórios de habilidades sociais em três mães. Quanto à trajetória de vida, todas as mães receberam o diagnóstico após o nascimento dos filhos, os quais realizaram terapias com outros profissionais. As mães relataram que seus filhos se comunicam de maneira satisfatória, apesar de terem apresentado atraso na linguagem, e a maioria frequentou escola regular. Nos aspectos de interação social foi relatado que os jovens e adultos não apresentam dificuldades. Considera-se que o presente estudo tenha contribuído como sugestão para futuras intervenções com essa população.

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Biografia do Autor

Tatiane Cristina Rodrigues Lessa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar.

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Publicado

28/06/2021

Como Citar

LESSA, T. C. R.; GALVANI, M. D. Habilidades sociais de mães de jovens e adultos com Síndrome de Down. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021012, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.14809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14809. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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