Educação, formação docente, TDIC e saúde em tempos de pandemia pela COVID-19: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15261

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, TDIC, Tempo de tela

Resumo

Este artigo teve como objetivo revisar por meio da literatura os desafios e as transformações impostas pela pandemia da COVID-19 à educação, as principais contribuições da formação docente para inovação nos processos de ensino e de aprendizagem com a utilização das TDIC e as possíveis consequências à saúde do aumento do tempo de tela e elevado comportamento sedentário. Os resultados mostram que diante dos desafios da educação em virtude da pandemia, o domínio e o entendimento dos conhecimentos sobre as TDIC utilizadas no ambiente escolar, são essenciais para os docentes, o que implica na necessidade de cursos de formação de professores que subsidiem a integração dessas tecnologias nos currículos e práticas pedagógicas. Destaca-se ainda que o elevado tempo de exposição à “tela” pode prejudicar a saúde, e assim, faz-se necessária uma orientação aos professores e alunos, no sentido preventivo de danos à saúde mental.

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Biografia do Autor

Ronaldo Julio Baganha, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade. Doutorado em Ciências do Movimento Humano (UNIMEP).

Ana Carolina Brasil e Bernardes, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Lucas Gambogi Antunes, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre – MG

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade.

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Publicado

19/08/2021

Como Citar

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