Educação, formação docente, TDIC e saúde em tempos de pandemia pela COVID-19: uma revisão de literatura
DOI :
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15261Mots-clés :
Educação, Pandemia, TDIC, Tempo de telaRésumé
Este artigo teve como objetivo revisar por meio da literatura os desafios e as transformações impostas pela pandemia da COVID-19 à educação, as principais contribuições da formação docente para inovação nos processos de ensino e de aprendizagem com a utilização das TDIC e as possíveis consequências à saúde do aumento do tempo de tela e elevado comportamento sedentário. Os resultados mostram que diante dos desafios da educação em virtude da pandemia, o domínio e o entendimento dos conhecimentos sobre as TDIC utilizadas no ambiente escolar, são essenciais para os docentes, o que implica na necessidade de cursos de formação de professores que subsidiem a integração dessas tecnologias nos currículos e práticas pedagógicas. Destaca-se ainda que o elevado tempo de exposição à “tela” pode prejudicar a saúde, e assim, faz-se necessária uma orientação aos professores e alunos, no sentido preventivo de danos à saúde mental.
Téléchargements
Références
ACSM. American College of Sport Medicine. Staying Physically Active During the COVID-19 Pandemic. Disponível em: https://www.acsm.org/read-research/newsroom/news-releases/news-detail/2020/03/16/staying-physically-active-during-covid-19-pandemic. Acesso em: 08 ago. 2021.
AGUIAR, L.; PANIAGO, R. N.; CUNHA, F. S. R. Os impactos do coronavírus no saber fazer docente dos professores do ensino médio integral. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 1, p. 01-22, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65352. Acesso em: 22 mar. 2021.
ALELAMAIT, A. M.; IHMEIDEH, F. M.; ALKHAWALDEH, M. F. Preparing preservice teachers for technology and digital media integration: implications for early childhood teacher education programs. International Journal of Early Childhood, v. 52, n.3, p. 299-317, jan. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7811685/pdf/13158_2020_Article_276.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
ALLEN, M. S.; WALTER, E. E.; SWANN, C. Sedentary behaviour and risk of anxiety: a systematic review and meta-analysis. Journal of Affective Disorders, v. 242, p. 5-13, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032718305299. Acesso em: 19 mar. 2021.
ALMEIDA, P. Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas, v. 8, n.1, p. 4-21, 2018. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v8n1/v8n1a02.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
ALONSO, K. M. et al. Aprender e ensinar em tempos de cultura digital. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 152-168, 2014. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/16. Acesso em: 11 mar. 2021.
ANDRADE, P. F. Inovação em TIC na educação no Brasil: sustentabilidade e mudança pedagógica. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (org.). Cenários educativos de inovação digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação. Revista Pátio, n. 25, p. 45-47, jun. 2015.
BASSOLI, F.; LOPES, J. G. S.; SILVA, E. T. C. Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 817-834, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/5pfQLg6FWgQ7SXc5rhNJv4y/?lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2021.
BERALDO, R. M. F.; MACIEL, D. A. Competência do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 209-217, maio/ago. 2016.
BLAIR, S. N. Physical inactivity: the biggest public health problem of the 21st century. British journal of sports medicine, v. 43, n. 1, p. 1-2, 2009. Disponível em: https://bjsm.bmj.com/content/43/1/1.short. Acesso em: 19 mar. 2021.
BOERS, E. et al. Association of screen time and depression in adolescence. JAMA Pediatrics, v. 173, n. 9, p. 853-859, 2019. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2737909. Acesso em: 11 mar. 2021.
BOOTH, F. W.; ROBERTS, C. B. K.; LAYE, M. J. Lack of exercise is a major cause of chronic diseases. Comprehensive Physiology, v. 2, n. 2, p. 1143-1211, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4241367/. Acesso em: 19 mar. 2021.
BORGES, R. A. S.; OLIVEIRA, A. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino superior: inovação com a TPACK. Curitiba: Appris, 2020. 143 p.
BRASIL. Lei n. 9.396, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 18 mar. 2020. Disponível em https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343. Acesso em: 07 ago. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF, 10 fev. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 03 abr. 2021.
CERVERA, M. G.; MARTÍNEZ, J. G.; MON, F. M. E. Competencia digital y competencia digital docente: una panorámica sobre el estado de la cuestión. RIITE: Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, n. 0, p. 74-83, 2016. Disponível em: https://revistas.um.es/riite/article/view/257631. Acesso em: 10 jul. 2021.
COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P.; SILVA, B. D. (org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
COSTA, R. T. O. Formação docente: inovar é preciso. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS | ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos, SP: UFSCAR, 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1760. Acesso em: 07 ago. 2021
DIAS, E.; PINTO, F. C. A Educação e a COVID-19. Ensaio: Aval. Pol. Publi. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, jul./set. 2020.
FCC. FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Pesquisa: educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica: informe 1. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/06/educacao-pandemia-a4_16-06_final.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
FEALY, C. E. et al. Functional high‐intensity exercise training ameliorates insulin resistance and cardiometabolic risk factors in type 2 diabetes. Experimental Physiology, v. 103, n. 7, p. 985-994, 2018. Disponível em: https://physoc.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1113/EP086844. Acesso em: 19 mar. 2021.
GATTI, B.A. Possível Reconfiguração dos Modelos Educacionais pós pandemia. Estudos Avançados, v. 34, n. 100, set./dez. 2020 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7M6bwtNMyv7BqzDfKHFqxfh/?lang=pt Acesso em: 07 ago 2021.
GIUNTELLA, O. et al. Lifestyle and mental health disruptions during COVID-19. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 9, 2021. Disponível em: https://www.pnas.org/content/118/9/e2016632118.short. Acesso em: 19 mar. 2021.
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R; MARCHINI, S. Pesquisa Educação, Docencia e a COVID-19. Programa USP Cidades Globais, São Paulo, 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 07 ago. 2021.
GUZE, P. A. Using technology to meet the challenges of medical education. Transactions of the American Clinical and Climatological Association, v. 126, p. 260-270, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4530721/. Acesso em: 10 jul. 2021.
HUANG, Y. et al. Sedentary behaviors and risk of depression: a meta-analysis of prospective studies. Translational psychiatry, v. 10, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41398-020-0715-z. Acesso em: 19 mar. 2021.
ISER, B. P. M. et al. Definição de caso suspeito da COVID-19: uma revisão narrativa dos sinais e sintomas mais frequentes entre os casos confirmados. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 29, n. 3, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n3/e2020233/. Acesso em: 10 jul. 2021.
JACOBUCCI, D. F. C. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. 2006. 302 f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: http://www.museudavidahomolog.fiocruz.br/brasiliana/media/Tese_Jacobucci.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 423-441, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1963. Acesso em: 03 abr. 2021.
LEE SMITH, L. J. et al. The association between screen time and mental health during COVID-19: a cross sectional study. Psychiatry research, v. 292, p. 1-2, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7382341/. Acesso em: 19 mar. 2021.
LEITE, E. P. et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 721-737, jul./set. 2018.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200067, 2020.
MCGEE, S. L.; HARGREAVES, M. Exercise adaptations: molecular mechanisms and potential targets for therapeutic benefit. Nature Reviews Endocrinology, v. 16, n. 9, p. 495-505, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41574-020-0377-1. Acesso em: 19 mar. 2021.
MEDEIROS, M. C. L. et al. Tecnologias Digiatsi em Aulas do Ensino Fundamental, Tecnia, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 52-71, jul./dez. 2020.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MOORE, S. Language and identity in an Indigenous teacher education program. International Journal of Circumpolar Health, v. 78, n. 2, p. 1-8, 2019. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/22423982.2018.1506213. Acesso em: 03 abr. 2021.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.
PITANGA F. J. G.; CARMEM, C. C.; PITANGA, C. P. S. Atividade física e redução do comportamento sedentário durante a pandemia do Coronavírus. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 114, n. 6, p. 1058-1060, 2020.
ROCK, P. L. et al. Cognitive impairment in depression: a systematic review and meta-analysis. Psychological medicine, v. 44, n. 10, p. 2029-2040, 2014.
SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181. Acesso em: 19 mar. 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.
SEVERINSEN, M. C. K.; PEDERSEN, B. K. Muscle–organ crosstalk: the emerging roles of myokines. Endocrine reviews, v. 41, n. 4, p. 594-609, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/edrv/article/41/4/594/5835999?login=true. Acesso em: 19 mar. 2021.
SILVA, S. O que você e sua escola aprenderam nesta quarentena? Petrópolis: Vozes, 2020.
SIQUEIRA, C. F. R.; MOLON, J.; FRANCO, R. K. Professores de TDIC em um curso de licenciatura em matemática: desafios frente às tecnologias educacionais digitais. Ensino da Matemática em Debate, v. 8, p. 42-60, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/download/49147/pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
SOARES, A. B. et al. Metodologias ativas: potencializando a aprendizagem na educação profissional e tecnológica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 18., 2018, Cruz Alta. Anais [...]. Cruz Alta, RS: Casa da Cultura Justino Martins, 2018.
STRYCKER, J. K-12 art teacher technology use and preparation. Heliyon, v. 6 n. 7, p. 1-12, 2020 em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7338783/. Acesso em: 19 mar. 2021.
UNESCO. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Impactos da COVID-19 na Educação. 2020.
VALENTE, J. A. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, v. 30, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
VARGO, D. et al. Digital technology use during COVID‐19 pandemic: a rapid review. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 3, n. 1, p. 13-24, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hbe2.242. Acesso em: 19 mar. 2021.
VERBOOM, C. E. et al. Longitudinal associations between depressive problems, academic performance, and social functioning in adolescent boys and girls. Developmental Psychology, v. 50, n. 1, p. 247-257, 2014. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0032547. Acesso em: 19 mar. 2021.
WANG, C. et al. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 5, p. 1-25, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/5/1729. Acesso em: 10 jul. 2021.
WHO. World Health Organization. Depression and Other Common Mental Health Disorders. Geneva, Switzerland, 2017. p. 1-17. Disponível em: https://apps.who.int./iris/bitstrean/hndle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf;sequence=1. Acesso em: 12 abr. 2021.
WHO. World Health Organization. Guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Geneva, Switzerland, 2020. Disponível em: http://www.WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Acesso em: 27 mar. 2021.
WHO. World Health Organization. Novel Corona Vírus (2019-nCoV). Situation report: 1. Geneva, Switzerland, 21 jan. 2020.
WHO. World Health Organization. WHO Director-General’s remarks at the media briefing on 2019-nCoV on 11 February 2020. Geneva, Switzerland, 11 fev. 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/ detail/whodirector-general-s-remarks-at-the-media-briefing-on-2019-ncov-on-11-february-2020. Acesso em: 19 mar. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.