Saúde e docentes em uma sociedade adoecida: um estudo no campo da pós-graduação em educação
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15393Palavras-chave:
Literacia, Saúde, Cultura, Pós-graduaçãoResumo
O artigo é sobre a literacia para a saúde dos docentes de um programa de pós-graduação em educação de uma universidade federal no Brasil. O objetivo é compreender, dentro da realidade da educação superior brasileira, se estes profissionais exercitam suas capacidades de compreensão, gestão e investimento para a adoção de um estilo de vida saudável. Por meio de entrevistas semiestruturadas, dez professores responderam a um questionário Europeu adaptado culturalmente e validado no Brasil, acrescido de perguntas abertas pelos autores. O método durante o processo de investigação foi o da observação participante e aconteceu nas instalações da própria instituição. Considera-se, que 80% dos pesquisados têm literacia para a saúde, contudo, evidenciou-se que 70% dos docentes possuem alguma patologia, apesar de exercerem suas capacidades de compreensão e gestão para a sua saúde. Deste modo, a promoção da saúde é prejudicada pelo fato do tempo indisponível para adoção de um estilo de vida saudável de 70% dos pesquisados.
Downloads
Referências
ALMEIDA, K. A pós-graduação no Brasil: história de uma tradição inventada. 2017. 213 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
BARRETT, S.; PURYEAR, J.; WESTPHELING, K. Health literacy practices in primary care settings: examples from the field. Nova Iorque: The Commonwealth Fund., 2008. Disponível em: www.commonwealthfund.org/usr_doc/Barrett_hltliteracypracticesprimarycaresettingsexamplesfield_1093.pdf?section=4039 Acesso em: 01 set. 2018.
BENAVENTE, A. A Literacia em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Conselho Nacional de Educação, 1996.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. 86 p.
BRANDÃO, C. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
CASSANDRE, M. A Saúde de Docentes de Pós-graduação em Universidades Públicas: Os Danos Causados pelas Imposições do Processo Avaliativo. Revista Mal-estar e subjetividade, v. 11, p. 779-816, jun. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v11n2/13.pdf. Acesso em 03 jan. 2019.
CATANI, A. M.; CATANI, D. B.; PEREIRA, G. R. M. Pierre Bourdieu: as leituras de sua obra no campo educacional brasileiro. In: TURA, M. L. R. (org.) Sociologia para educadores. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
FREUD, S. (1920-1922). Além do Princípio de Prazer, Psicologia de Grupo e outros trabalhos. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996[1927].
FREUD, S. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996[1930/1929].
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008.
HEALTH Canada. Toward a healthy future: second report on the health of Canadians. 1999. Disponível em: www.hc-sc.gc.ca/hppb/phdd/report.html. Acesso em: 01 set. 2018.
HOWARD, A. S. Um testamento agrícola. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
KICKBUSCH, I. Health literacy: addressing the health and education divide. Health Promotion International, 2001.
KICKBUSCH, I.; WAIT, S.; MAAG, D. Navigating health: the role of health literacy. London International Longevity Centre. Alliance for Health and the Future, 2006.
KLEINMAN, A.; EINSENBERG, L.; GOOD, B. Culture, illness, and care: clinical lessons from anthropologic and cross-cultural research. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v. 88, p. 251-258, 1978.
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural. 6. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
LÉVI-STRAUSS, C. Introdução à obra de Marcel Mauss In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: COSACNAYF, 2003.
MONTEIRO, M. M. C. F. A Literacia em Saúde. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Departamento das Ciências de Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009.
MOROSINI, M. C. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
NUTBEAM, D. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, 2000.
NUTBEAM, D. The evolving concept of health literacy. Social, Science & Medicine, 2008.
OLIVEIRA, H. B. A Formação Pedagógica de professores na pós-graduação stricto sensu: Os casos UFU e UFMG. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 2, p. 03-19, ago./dez. 2012.
OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Health promotion glossary. Genebra, 1998.
SABOGA, N. et al. Cross-cultural adaptation and validation to portuguese of the european health literacy survey (HLS-EU-PT). Aten Primaria, p. 46-13, 2014.
SABOGA, N. Literacia para a saúde: compreendendo seu alcance, objetivos, metodologia e contribuição no contexto da promoção da saúde. Grupo de Disciplinas de Estratégias de Acção em Saúde. In: Secção de Saúde Pública e Comunidade Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade NOVA de Lisboa, 2016.
SIMONDS, S. K. Health education as social policy. Health Education Monograph, 1974.
SOARES, S. A. (org.). A Educação Superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002.
SOCIAL Determinants of Health: The Solid Facts, 2003. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0005/98438/e81384.pdf Acesso em: 22 jul. 2019.
TONES, K. Health literacy: new wine in old bottles. Health Education Research, 2002.
UNESCO. Youth and Adult Literacy in Brazil: learning from practice. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=UNESCO+(2009).+Education%2FLiteracy.&oq=UNESCO+(2009).+Education%2FLiteracy.&aqs=chrome..69i57.536j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Acesso em: 01 set. 2018.
VECCHIATTI, K. Três fases rumo ao desenvolvimento sustentável: do reducionismo à valorização da cultura. Perspectivas, São Paulo, v. 18, n. 3, jul./set. 2004.
VOZIKIS, A. Health literacy among university students in Greece: Determinants and association with self-perceived health, health behaviours and health risks. Archives of Public Health, 2014.
WULFF, H. R.; PEDERSEN, S. A.; ROSENBERG, R. Filosofia Della Medicina. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1995.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.