Saúde e docentes em uma sociedade adoecida: um estudo no campo da pós-graduação em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15393

Palavras-chave:

Literacia, Saúde, Cultura, Pós-graduação

Resumo

O artigo é sobre a literacia para a saúde dos docentes de um programa de pós-graduação em educação de uma universidade federal no Brasil. O objetivo é compreender, dentro da realidade da educação superior brasileira, se estes profissionais exercitam suas capacidades de compreensão, gestão e investimento para a adoção de um estilo de vida saudável. Por meio de entrevistas semiestruturadas, dez professores responderam a um questionário Europeu adaptado culturalmente e validado no Brasil, acrescido de perguntas abertas pelos autores. O método durante o processo de investigação foi o da observação participante e aconteceu nas instalações da própria instituição. Considera-se, que 80% dos pesquisados têm literacia para a saúde, contudo, evidenciou-se que 70% dos docentes possuem alguma patologia, apesar de exercerem suas capacidades de compreensão e gestão para a sua saúde. Deste modo, a promoção da saúde é prejudicada pelo fato do tempo indisponível para adoção de um estilo de vida saudável de 70% dos pesquisados.

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Biografia do Autor

Sumayra Oliveira Silva, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra

Doutoranda em Antropologia Biológica, Departamento de Ciência da Vida.

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG

Professor Associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos (UFPR).

Luciana Almeida Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba – MG

Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde. Doutorado em Medicina Tropical e Infectologia (UFTM).

Referências

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Publicado

10/03/2021

Como Citar

SILVA, S. O.; KARWOSKI, A. M.; TEIXEIRA, L. A. S. Saúde e docentes em uma sociedade adoecida: um estudo no campo da pós-graduação em educação. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 17, n. 00, p. e021019, 2021. DOI: 10.26673/tes.v17i00.15393. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15393. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

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